Empresários buscam inovação para seus negócios em Juazeiro-BA

0

Palestras e clínicas tecnológicas gratuitas acontecem até o mês de agosto.

Panificadores de Juazeiro

 

Cerca de 40 produtores rurais conheceram estratégias de inovação para implementar na fruticultura irrigada do Vale do São Francisco. Eles participaram da clínica tecnológica “Inovação e Tecnologia na Produção e Comercialização de Frutas no Vale do São Francisco”, realizada nesta terça-feira, dia 19, na sede do Sebrae, em Juazeiro.

A capacitação faz parte da ação Tempo de Inovar, que está mobilizando empresários de vários segmentos do estado da Bahia durante todo o mês de julho, por meio de clínicas tecnológicas (consultorias coletivas) e palestras gratuitas.

Um dos participantes foi o produtor rural Deranor Oliveira, que atua na produção de manga há 10 anos. Em sua propriedade são 15 hectares de terras produtivas. Os frutos abastecem ao mercado interno, mas os planos do empresário são de expandir o negócio e passar a exportar seu produto. Para isso, ele quer investir em inovação para atrair novos consumidores.

“Passei muito tempo somente focado na produção. Agora, quero agregar conhecimento e inovação ao meu produto”, afirmou o produtor, que está buscando profissionalizar sua gestão e se preparar para exportação. “Tenho que atender as exigências do mercado externo e sei que o caminho é aplicar processos de inovação, buscar a certificação, investir em tecnologias e monitorar a qualidade dos frutos”, completou Oliveira.

Até a próxima sexta-feira, dia 22, produtores rurais do Vale do São Francisco participam gratuitamente de clínicas tecnológicas promovidas pelo Sebrae e que estimulam estratégias de inovação no cultivo de manga, uva, coco, banana, melão, melancia, cebola, tomate, goiaba, acerola, com destaque ainda para a produção orgânica.

Para participar das capacitações, os interessados devem se inscrever na sede do Sebrae em Juazeiro, localizada na Rua Coronel João Evangelista, nº 22, Centro, ou pelo telefone (74) 3612-0824.

Novas experiências na Panificação

Os empresários de panificação e confeitaria de Juazeiro também participaram da ação Tempo de Inovar. Durante a oficina “Orientações de acesso a participações em feiras de negócios”, ministrada nesta terça-feira, no Sebrae Juazeiro, eles conheceram a importância de participar de congressos e feiras em missões empresariais, por exemplo, voltadas para o segmento e como a troca de conhecimento e experiências geradas nesses eventos são enriquecedoras para os negócios.

O técnico do Sebrae, Rinaldo Moraes, ressaltou que uma missão empresarial abre um leque de oportunidades e de negócios e novas parcerias para o empresário. “A base de uma missão é provocar o empresário, para que ele vislumbre ferramentas de inovação adotadas por outras empresas e desperte seu olhar para acessar novos mercados. Os participantes trocam experiências e passam a conhecer fornecedores, novos processos produtivos, boas práticas de fabricação, equipamentos e embalagens”, avaliou Rinaldo.

A panificadora Eliene Brito atua no segmento de fabricação de massas congeladas desde 2013 e se prepara para participar de sua primeira missão empresarial. Entre os dias 26 e 29 de julho, ela e outros empresários do setor estarão em São Paulo para conhecer produtos, tecnologias e ferramentas de inovação durante a Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos (Fipan).

“Quero inovar no meu negócio e acredito que vou encontrar modelos e boas experiências na Fipan. Atualmente, produzo mais de 100 tipos de produtos, que atendem um público diversificado em Juazeiro, mas meu projeto é ir mais longe, quero fornecer para todo o estado baiano”, contou. Para isso, ela investiu na profissionalização da gestão do negócio, sistema de informática e embalagens. “Agora, busco ampliar minha base de fornecedores. Minha meta é crescer”, revelou.

No total, o Tempo de Inovar promove 17 palestras e clínicas tecnológicas em Juazeiro e em Paulo Afonso, que vão atender segmentos do comércio, fruticultura, panificação e mecânica. Em Paulo Afonso, para obter informações ou fazer inscrições, os empresários devem procurar o ponto de atendimento do Sebrae na cidade, localizado na Rua São Francisco, nº 233, no Centro, ou ligar no telefone (75) 3281-4333.

Inovação no estado baiano

A ação Tempo de Inovar oferece aos empreendedores um leque de oportunidades de qualificação, por meio de palestras e clínicas tecnologias. Os eventos vão acontecer nas nove unidades regionais do Sebrae Bahia, localizadas em Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Jacobina, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Irecê, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

No total, são oferecidas 30 palestras e 120 clínicas tecnológicas. O Tempo de Inovar segue com programação específica em cada unidade regional do Sebrae e contempla todos os segmentos, oferecendo 4,8 mil vagas. As inscrições podem ser realizadas pela loja virtual e presencialmente nos pontos de atendimento de cada município.

Programação local

Paulo Afonso

Dia 21/07
Clínica tecnológica
Tema: Novas Técnicas e Tecnologias de manutenção de veículos
Hora: 14h às 16h
Local: Ponto de Atendimento do Sebrae, em Paulo Afonso

Dia 22/07
Clínica tecnológica
Tema: Boas práticas de Qualidade de serviços automotivos
Hora: 14h às 16h
Local: Ponto de Atendimento do Sebrae, em Paulo Afonso

Juazeiro

Dia 21/07
Clínica tecnológica
Tema: Inovação e Tecnologia na Produção e Comercialização de Frutas no Vale do São Francisco.
Hora: 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h
Local: Sede do Sebrae Juazeiro

Dia 22/07
Encontro de Fortalecimento das Redes de Cooperação das Cadeias de Fruticultura e Entidades Organizadoras – Instituto da Fruta e Agricultura Irrigada
Hora: 8h30 às 12h
Local: Sede do Sebrae Juazeiro

Dia 09/08
Palestra 1: Como Reduzir as Perdas e falhas nos Processos e Aumentar a Lucratividade de sua empresa – Parceria ITPC
Palestra 2: Mesmo Peso, Mesma Medida – Como criar um Padrão de qualidade de seus Produtos – Parceria ITPC
Oficina: Inovação em Produtos – Parceria Bunge
Hora: 9h às 13h
Local: Opara Palace Hotel, Juazeiro

Dia 10/08
Palestra 1: Preparar a Equipe para a Construção da Qualidade Total – Uma Exigência de Mercado.
Palestra 2: Qualidade do Pão Francês – Os impactos da norma da ABNT no faturamento da sua Panificadora.
Oficina: Inovação em Produtos – Parceria Adinor
Horas: 9h às 13h
Local: Opara Palace Hotel, Juazeiro

Agência Sebrae de Notícias Bahia

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome