Implantação do Centro de Equoterapia em Juazeiro para pessoas com deficiência só depende de uma parceria com a PM da Bahia

0

13875121_995978300500796_171698933_n

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências.

Pensando nos resultados positivos e na importância que esse tratamento traz, há cerca de 2 anos o Presidente da Associação Equestre de preservação do Cavalo Nordestino Luis Cléber e o Major Non tiveram a ideia de criar o Centro de Equoterapia do Vale do São Francisco (CEVASF) e convidaram Regina Neves, mãe de um filho com paralisia cerebral, para participar e ser presidente do projeto, que tem como principal objetivo a criação de um espaço que utilize esse método aqui na região.

O projeto está sendo realizado em conjunto com a Polícia Militar da Bahia e a ideia é que o centro funcione no batalhão do município, mas para isso é preciso que o Comandante Geral da PM, Anselmo Brandão, assine uma minuta de cooperação técnica. “Nós estamos na luta para que esse centro seja implantado aqui”. Disse Regina, presidenta do Centro.

Os cavalos serão doados por outros parceiros. Sobre o atendimento dos pacientes, Luiz Cléber esclareceu que “Todo centro de equoterapia tem um pequeno percentual de seções particulares mas a maioria dos atendimento são de maneira filantrópica. Então a nossa ideia sempre foi firmar convênio com os principais agentes, não só de entidades públicas, como da iniciativa privada, aproveitando a lei de incentivo fiscal. A gente vai buscar esse apoio.”.

Luiz Cléber acrescentou que o projeto já está firmando parcerias com o município de Juazeiro e o Estado da Bahia, através das Secretarias de Saúde, entidades de ensino e pesquisa,  como UNEB E UNIVASF, que terão a oportunidade de realizar atendimento voluntário e desenvolver  pesquisas.

Ainda de acordo com Luiz, para que o CEVASF funcione dentro das normas da Associação Brasileira de Equoterapia, duas profissionais de saúde do município, uma fonoaudióloga e uma fisioterapeuta, já se capacitaram através de um curso promovido pela Associação Baiana de Equoterapia em Salvador.

“Essa luta não é só para o meu filho, mas para as pessoas que precisam desse serviço, principalmente as pessoas carentes.” finalizou Regina.

Os coordenadores do CEVASF estão na expectativa de um encontro com o Comandante Geral da PM, Anselmo Brandão, para finalizar a parceria e implantar, em Juazeiro, este importante serviço, que já existe na cidade de Paulo Afonso/BA, com resultados satisfatórios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome