A filosofia e o “Tchau, queridos” na política- Por Otoniel Gondim

38

Dr. Leitor, lindo isso ?, resolvi nesse texto inovar misturando um início de filosofia cotidiana à lá libertinagem com um contexto final  político. Pretendo, metidinho que sou Euzinho Gondim, fazer a cada texto, crônica, artigo,  sucinta análise das candidaturas a prefeito e vice de cada grupo político da cidade dos Joãos:  João Doido e João Gilberto. Abro, tirado democraticamente em sorteio de bolinha, com a chapa majoritária da situação: Paulo Bomfim e Dulce Ribeiro. As outras, de forma imparcial, virão a galope na sequência. Beleza de Creuza, Dr. Leitor? Otonce, galopando vamo que vamo.

Todos vivemos, todos e os mais todos, à mercê do  bem e do mal querer que flui escapulindo de dentro e apronchegando-se de fora numa dilemática, celeumática, introspectiva, exteriorizada vida. Nesse mundo intransigente mapeamos e mapeiam os nossos comportamentos. Nessa civilizatória afirmação das diferenças, a vida nos incorpora a arrancar gargalhadas e lágrimas paridas pelo casório do sorriso com o choro.Temos que dizer menos não a nós mesmos e buscar ter sempre mais opções que não aquela: SE EXPOR AOS RAIOS DO DESBUNDE!

Bom, leitor. E bom leitor. Que tal uma viagem a se livrar dos estigmas estacionários, virais caretices, estigmas dos bons modos ,empreGO ao invés de PokémonGO,padronizações rígidas, enforcamentos por leis que pouco se ajustam, sensos de incoerências e injustiças sociais? Que tal, bom leitor, se livrarmos disso tudo? Otonce, pegue a fila do rumo da venta e venha comigo. Pois, trago comigo  o PASSAR DAS CONVENÇÕES E O BANCAMENTO DAS PRÓPRIAS ESCOLHAS!

BATEU, NÃO LEVOU. Certo,Madame Penha?

Para cada turbilhão de questões complicadas uma Leila Diniz chocando os caretas com seu barrigão de oito meses numa praia.

Fugir ( Durma com esse auê: De si mesmo ou para si? ) …

Ver outras pessoas, sacar outros ambientes, falar e escutar outros assuntos e deslumbrar-se descambando por novas coisas emocionais, impulsivas, racionais, artísticas e científicas.Is good or bad. Beleza, o meu sonho de matar o inglês  politicamente correto. Rárárá leitor brother or sister.Rárárá.

Tempos que buscar o indefinido do espanto da reação cultural até ser subtraído e atraído pelo mundo cultural do que quaisquer outros mundos.Criarmos formas que empoderem a vulnerabilidade e questionem a pressão.Assim, garantimos o equilíbrio essencial e os desafios de conseguir o espaço no tempo real.

Se soubermos das perdas visíveis e invisíveis, do tudo a favor e nada contra e  do tudo contra e nada a favor,das dinâmicas do desejo e as infinitas probabilidades e possibilidades dele,do que é que tem batermos sozinhos durante as olimpíadas sem pensar em masturbação, de sentirmos velhos sem a obseção da juventude, de sairmos de casa sem erros estéticos, de entendermos que o medo é só proteção e de que tudo não passa de CIRCO E PÃO, ESTAREMOS CHEGANDO CADA UM AO NÓS. Nó sobreviventes pelo remédio do anarquismo sério!

Acabou chorare, leitor exigente.

Dito aquilo e isso para criar um novo e primeiro brilho, cutuco a me permitir indagar o que sempre foi certo, é certo, vai dar certo.

Por que a vida é feita de momentos em  fases?  Vida de tempos em épocas temporárias a assim ir-se indo e vindo, ir-se vindo e indo num imenso círculo infinito repleto de pis e erres ( C = 2PiR ). Agradecimentos mil ,trigonometria.

Voltei a abstrair-me na filosofia “ in loco “. Está aí,amigo contábil, que gostei e gosto dessa parceria entre o protetor solar e o psicodelismo mental. Para ficar somente em alguns amigos da área, Viva Niestzche, Schoppenhauer, Kafka, Leminsky, Caetano ,os Pedros Raimundos Regos e Edílsons Monteiros de nossa ( nossa? ) Juazeiro-BA.

Mudando de formiga pra cupim…Juazeiro tá filé mignon ou carne de terceira em candidaturas? Hein, hein, ãnh? Ora, leitor  consciente, não se acanhe de responder o que pensa e acha. Euzinho Gondim aqui, deixa. Vale uma frase minha:  TUDO NA VIDA VEM A SER ACHADO, SE BUSCADO.  Amou? Dourou?  Mimou? Tomém.

Fomo, fomo, inté que chegamo para uma breve análise da chapa majoritária Paulo Bomfim-Dra. Dulce Ribeiro.

O prefeito Isaac Carvalho antes de definir,  oficialmente, o já bem antes  definido candidato seu a prefeito, fez uma lista tríplice ( Tal qual escolha de Reitor  de Universidadede figurantes  somente do próprio partido, o PC do B. A bem da verdade não deixou de ser um pouco de desfeita com os partidos aliados. Atitude de rei que  feriu esperanças , sonhos e a democracia. Bateu o martelo e ponto no pronto.Paulo Bomfim , eis que urge à candidato.Apoio  velado de todos e tome plenárias pelos quatro cantos da cidade e interior. Daí ,Isaac passou à etapa seguinte que foi costurar, traçar planos de adesões fortes e entregar a vice a alguém, hipoteticamente, de peso e bom de urna. Surge , nas noites caladinhas, o antigo desafeto Dep. Roberto Carlos.Enlaços, entrelaços ,acordos, conchavos, e Roberto Carlos ganha  de bandeja a indicação do vice.Urge  candidata a vice-prefeita , a médica Dulce Ribeiro.São  muitos urges , né não Leitor?  Democracia de oportunidades e oportunistas em xeque…

Nas verdades sem mentiras, PC do B  agora de mãozinhas dadas com o PDT . Tudo a bem de si  próprios, para si sozinhos, entre si mesmos, consigos.Não se teve a consideração de ouvir o povo, as  bases mesmo fracas, mas, aliadas, o leitor, o gari,o catador de lixo, o artista, a prostituta, o flanelinha,o professor, o advogado, o garçom, o pescador, o servidor público, o heterohomobitrans, o feirante e os tais quais . Todos julgados à revelia eleitoral, tratados como Zés Ninguéns.

É botou e fica por isso mesmo, digníssimos? Será que será sendo, leitor estupefato e incrédulo?

Há algo estranho no ar além dos drones e passarinhos verdes.. Como se pode engolir uma candidata a vice já ter sido candidata a vice na chapa de um ferrenho inimigo político, o mais indigesto deles, Joseph Bandeira? Dra. Dulce Ribeiro ajudará como e em que a já tão dura busca de votos?  Qual a sua ideologia e história na política e com a população carente? Essas perguntas invadem os simpatizantes, os aliados, os candidatos a vereadores do grupo isaaquista.

Exorbitantes errôneas podem fazer chances despencarem, estacionarem, esfumacerem, cometizarem, aos oitos ventos. A dupla Paulo Bomfim- Dulce Ribeiro pode vir a ganhar as eleições. Nasceu e toma corpo na grandiosa gestão, sobre todos os aspectos, no interior e na cidade do atual prefeito Isaac Carvalho. No entanto, diga-me leitor imparcial, será suficiente para ser vitorioso, amparar-se apenas nos ombros do aclamado  trabalho de Isaac Carvalho em sete anos?Por enquanto a aposta se mantém, unicamente, nisso. A campanha até o momento tem sido morna, repetitiva, com discursos de mesmice o tempo todo. Embora seja uma candidatura que tem tudo para deslanchar, haja visto o  carisma e  o respaldo de Paulo Bomfim, precisa inovar e mostrar algo de diferente  e  de novo  no front. Caso não,  poderá ouvir a triste frase dos opositores a gritarem: TCHAU, QUERIDOS!

Será que o pai dos pobres, Lula, sabe disso, amoremio?

O poder, senhores da Casa Grande, emana da vontade e das mãos do povo e não dos gabinetezinhos, engravatadinhos, endieradozinhos, babãozinhos, más-coraçãozinhos e de cérebrozinhos nanicos!!!

Se essas nuances humanas não forem bem entendidas e praticadas, o  “TCHAU, QUERIDOS” será muito bem vindo. E quem é doido de querer essa visita?

Indo, sem querer ir.

Otoniel Gondim — Professor, Escritor, Compositor e Cidadão político.

 

38 COMENTÁRIOS

  1. Sibelle, Otoniel é realmente incrível. Muda sempre mesmo que seja o mesmo assunto. Filosofou e depois, sem mudar o contexto, empurrou política. Um grande texto. Parabéns ao blog pela postagem.

  2. Adofrei essa junção. Para Gondim, que prende o leitor até o fim, quero apenas dizer que o próximo, onde disse que analisará outra chapa, seja do mesmo modo IMPARCIAL E HONESTO.

  3. SOMENTE ACHO QUE ESSE AUTOR ESQUERDISTA DEIIXA A DESEJAR QUANDO SE TRATA DE FALAR DA OPOSIÇÃO E NOS XINGA DE GOLPISTA E COXINHA. DETESTÁVEL ESSE PRECONCEITO POLÍTICO.

  4. muito lindo o início filosófico. A irreverência. marca maior desse excelente conista e contista, de volta ao fillosofar. Lindo ficou. parabéns, Gondim.

  5. parabéns muitos. adorei o preâmbulo filosofal. Em temos de ler tantas e tantas bobagens, Otonielnos salçva sempre. independente de ser isso ou aquilo em direcionamentos políticos, nos faz pensar na vida. O adoro mesmo.Deu tanto certo no Blog, Sibelle e Preto no Branco, que insisto em que tenha uma coluna seanal com dia e horários certos. Boma e merecido. Boa noite a todos.

  6. AINDA BEM QUE ESCREVERÁ SOBRE TODOS OS CANDIDATOS. ASSIM ESTARÁ DE BEM COM TODOS. GOSTEI DO ARTIGO E DO PROJETO. ATÉ A PRÓXIMA. JOSEPH NA CABEÇA!

  7. Quando peço Gondim no blog, é por que vale a pena. Sempre tra algo de novo para nos pegar. Como o conheço, me preparo. Mas, dessa vez me surpreendeu: Filosofia junto com política? Citações de filósfos no meio. Sensacional. Nota DEZ. Parabéns, amigão.

  8. Que nada, Sibelle, esse impostor de uma figa, arranjou mais um jeito de embromar o leitor. É mais uma forma de propagandear o candidato de Isaac, Paulo Bomfim. É somente ler com cuidado. Impostor e petralha.

  9. é O PROFESSOR ARRASA E BOMBA. INOVA E CRIA, MESMO SENDO COMUNISTA E ATEU, TEM RESPALDO E OLEIO E SOU SEU AMIGO COM ORGULHO. LINDA CRÔNICA.SÓ QUE DAR CHARLES, O LEÃO.

  10. Muito boa , a filosofia. Me pergunto por que se mete a escrever politicagem. ès um fenômeno em poesia, composição, crônica, contos. Deixe a politicagem para os jumentos.Viu, amor, como sei escrever também?

  11. Paulo Bomfim está preparado . Não depende de vice algum. As plenárias são o maior sucesso. Bomfim, sim. ainda bem que está do nosso lado, Gondim. Com você na campanha, seremos muito mais fortes. Avante, Gondim e Paulo Bomfim!

  12. SIBELLE FONSECA, PARABÉNS PELO SEU BLOG. O ESTOU AMANDO. A CONVOCAÇÃO PELO “BATEU, NÃO LEVOU O MEU VOTO”, ESTÁ SENSACIONAL. COMO POSSO AJUDAR? RESPONDA. AH, SIM, QIUE TEXTO FOI FORMIDÁVEL POSTADO NO BLOG!

  13. Me acostumei , agora, a ler Otoniel Gondim todas as quintas no Blog Preto no branco. É lindo esperá-lo . o melhor que temos em literatura e cultura. O seu livro de contos já tem datas, Otoniel? Votaria em voc~e, caro amigo..

  14. Queria somente dizer que o texto ficou com um quadro divino. melhor de se ler. Humor negro e branco. Amei o ” TCHAU, QUERIDOS”. Deus queira que seja para, definitiivamenrte, Joseoh Múmia Bandeira!

  15. Sim, vi correndo ler esse esplendor de artigo. Como pode ser tão criativo um eremita escritor? Ninguém quase o ver por aí e le aparece detentor de todo conhecimentos dos nossos políticos. Nunca erra e é acerto em cima de acerto no que diz;. Esse pe o cara, sim. Votaria nele de olhos fechados e coração aberto!!!

  16. PENINHA, SIBELLE, AMANDA E OTONIEL, QUE OS CANDIDATOS PSEUDOS- COMUNISTAS DE VOCÊS RECEBERÃO O HINO: TCHAU, QUERIDOS. CHUPA QUE É DE UVA!!

  17. FOLGO EM SABER QUE O TÃO ANTES RADICAL OTONIEL, SE DOBROU AO SENSO COMUM. AO PROMETER ESCREVER IGUALMENTE SENSATO SOBRE TODOS OS CANDIDATOS DE JUAZEIRO A PREFEITO. VALE MUITOS PONTOS PARA O LEITOR E O BLOG, OTONIEL GONDIM. ESSE SEU ARTIGO COM FILOSOFIA E POLÍTICA ESTÁ FORA -FORA-DE-SÉRIE.PARABÉNS. SIBELLE, ESTOU ASSÍDUA EM SEU BLOG, AMIGUINHA.

  18. SINTO-ME ABOBALHADA QUANDO LEIO OTONIEL GONDIM. É MUITA INTELIGÊNCIIA,CULTURA E TALENTO JUNTOS. ME SINTO É BURRA MESMO. MAS, NUNCA PARAREI D LER ESSE NOSSO FENÔMENO! TE AMO, IRMÃO.

  19. Bela filosofia de persiistência pela liberdade de pensamento e comportamento. o ápice desse texto coerente,polêmico e profundo. Otoniel se supera mesmo. parabéns, gênio literário nosso. que juazeiro cuide bem de você.

  20. muito bem arquitetado e estruturada crônica. Mesmo assim, é difícil não notar uma queda pela candidatura do Paulo Bomfim. Menos mal, pois, também estou com Isaac e Bomfim. Parabéns!

  21. AGORA NÃO ACREDITO MUITO COMO ACREDITAVA NA VITÓRIA TRANQUILA DE PAULO BONFIM. A ESCOLHA DE UMA VICE QUE NÃO PUXA VOTO É UM PESO ENORME NA CAMPANHA. O TEXTO É FIEL AO CLAMOR E MEDO DE DERROTA . MUITA VERDADE. PARABÉNS, GONDIM.

  22. Uma fortuna deve valer essa brilhante mente. Parece fênix a todo momento. Ressurge cada vez mais sábio,psicodelismo de boa. Não consigo determinar, por mais que me custe tentar, de onde em tanta criatividade talento para escrever e criar tanto. Um texto magnífico, leal e fiel em tudo .Sem dúvidas, se engloba no time dos filósofos citados. Amo lê-lo ,Otoniel Gondim. Que venha o livro, né?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome