Estudantes são selecionados para feira internacional de ciências

0

ciencia-jovem-escola-maria-jose-de-lima-silveirasobradinho

Es­tu­dantes da Es­cola Es­ta­dual Maria José de Lima Sil­veira, em So­bra­dinho, foram se­le­ci­o­nados para par­ti­cipar da 22ª Feira In­ter­na­ci­onal de Ci­ên­cias Jovem, que acon­te­cerá em no­vembro, em Re­cife-PE. Eles são os pro­ta­go­nistas do pro­jeto ‘Ma­ni­fes­ta­ções re­li­gi­osas para o for­ta­le­ci­mento do elo entre as co­mu­ni­dades’, um dos ven­ce­dores da edição de 2015 da Feira de Ci­ên­cias e Ma­te­má­tica da Bahia (FE­CIBA), pro­mo­vida pela Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado. O tra­balho visa for­ta­lecer a co­nexão entre as co­mu­ni­dades lo­cais com a sua his­tória, con­tri­buindo para a va­lo­ri­zação da cul­tura re­gi­onal e para que os es­tu­dantes de­sen­volvam o sen­ti­mento de per­ten­ci­mento sobre suas ori­gens.

A es­tu­dante Le­tícia Ma­tias, do 1º ano do curso téc­nico de Meio Am­bi­ente da Es­cola Es­ta­dual Maria José de Lima Sil­veira, conta que a sua de­di­cação ao pro­jeto se deu graças à sua li­gação com temas de his­tória e cul­tura. “Estou muito feliz, or­gu­lhosa e ani­mada por estar ins­crita para apre­sentar o nosso tra­balho em uma feira in­ter­na­ci­onal de Ci­ên­cias. Já estou, in­clu­sive, fa­zendo ou­tras pes­quisas sobre o tema e mon­tando novas en­tre­vistas para au­mentar o diário de bordo”, re­vela.

A opor­tu­ni­dade de dis­cutir, ini­ci­al­mente em sala de aula, ques­tões como in­to­le­rância re­li­giosa e res­peito às crenças de cada um sig­ni­ficou, para ela, ganho de co­nhe­ci­mento e cons­ci­ência. “Aprendi muito com os povos das co­mu­ni­dades de Traíras e Bom Su­cesso, onde vi­si­tamos para co­nhecer a ‘Roda de São Gon­çalo’, uma tra­di­ci­onal ma­ni­fes­tação re­li­giosa da re­gião”. Pos­te­ri­or­mente, na Feira de Ci­ên­cias e Ma­te­má­tica da Bahia, o pro­jeto des­pertou o in­te­resse dos vi­si­tantes para as dis­cus­sões sobre o com­bate à in­to­le­rância re­li­giosa.

A pro­fes­sora de His­tória Zeny Nunes, ide­a­li­za­dora do pro­jeto ‘Ma­ni­fes­ta­ções re­li­gi­osas para o for­ta­le­ci­mento do elo entre as co­mu­ni­dades’, des­taca que a par­ti­ci­pação dos es­tu­dantes no tra­balho cum­priu o seu papel de for­ta­lecer a li­gação entre a po­pu­lação de di­fe­rentes lo­ca­li­dades e, acima de tudo, sig­ni­ficou a mu­dança de pa­ra­digmas entre os es­tu­dantes. “Os alunos in­te­ra­giram com as co­mu­ni­dades e entre si, pas­sando a en­xergar a be­leza e o valor his­tó­rico de cada re­li­gião, con­tri­buindo, assim, para a sua for­mação ci­dadã. Acre­dito que, com este tra­balho, sen­si­bi­li­zamos a co­mu­ni­dade es­colar e do en­torno, le­vando-as a formar uma cons­ci­ência de pre­ser­vação, res­peito e de iden­ti­dade com os ele­mentos mís­ticos e sím­bolos re­li­gi­osos”. O re­sul­tado das pes­quisas e en­tre­vistas feitas pelos alunos é mos­trado em um vasto ma­te­rial com­posto por ví­deos, áu­dios e fo­to­gra­fias.

Ins­cri­ções

Pros­se­guem até o dia 31 de agosto as ins­cri­ções para a 22ª Ci­ência Jovem, feira in­ter­na­ci­onal pro­mo­vida pelo Es­paço Ci­ência, fi­nan­ciada pela Fun­dação de Am­paro a Ci­ência e Tec­no­logia de Per­nam­buco (FA­CEPE) e pelo Con­selho Na­ci­onal de De­sen­vol­vi­mento Ci­en­tí­fico e Tec­no­ló­gico (CNPq). O evento reu­nirá e pre­miará tra­ba­lhos de todos os Es­tados do Brasil e de ou­tros países. A feira visa in­cen­tivar o en­sino in­ves­ti­ga­tivo e ex­pe­ri­mental nas es­colas. Para con­quistar a par­ti­ci­pação de­fi­ni­tiva no evento, os ins­critos pre­ci­sarão passar pelo crivo de um co­mitê de se­leção, que jul­gará a per­ti­nência dos tra­ba­lhos. As ins­cri­ções são gra­tuitas e podem ser feitas no site www.espacociencia.pe.gov.br.

NRE 10 – Sertão do São Francisco

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome