Em coletiva a imprensa na manhã de hoje (17), na Casa Paroquial da Catedral de Juazeiro, o Bispo Diocesano Dom José Geraldo da Cruz e o Vigário Geral da Diocese de Juazeiro, Josemar Mota, falaram sobre o lançamento e a programação do novenário e festa de Nossa Senhora das Grotas, Padroeira da Diocese e da Cidade de Juazeiro-BA.
Esse ano a festa terá como tema: “Maria, mãe da misericórdia”. A tradicional festa da Padroeira de Juazeiro, reúne milhares de devotos todos os anos e já se consagrou como um dos eventos mais importantes para a comunidade católica.
“Eu sou super positivo e otimista em relação a festa de Nossa Senhora Padroeira. Desde que eu cheguei aqui a festa não para de crescer em número de participantes, em fervor e entusiasmo,” declarou Dom José Geraldo da Cruz.
O Bispo informou ainda que essa deve ser a última festa da padroeira sob o seu comando na Diocese. “Eu já completei 75 anos, já entreguei minha demissão e, como já tem um bispo coadjutor, tudo indica que muito provavelmente durante ou no final desse novenário, nós teremos a transição de mandato do Bispo,” disse Dom Geraldo.
O Padre Josemar Mota esclareceu que durante a programação acontecerão algumas celebrações, como a dos 310 anos do encontro da imagem da Padroeira, por um índio e um vaqueiro no ano de 1706.
” Nossa padroeira é dona de um título único no mundo dado a virgem Maria. Nossa Senhora das Grotas é franciscana, nordestina, juazeirense”, afirmou o vigário.
A abertura do evento vai acontecer no próximo dia 30. “A partir desse dia, teremos todas as noites, aqui na catedral, a celebração do novenário”, acrescentou Padre Josemar Mota.
No dia 08 de setembro será realizada a Festa da Padroeira da cidade. O dia terá início com uma missa presidida pelo Pároco Josemar Mota, às 7 horas. Às 10 horas acontecerá missa presidida pelo Bispo Diocesano. A solene procissão sairá da Igreja Matriz da Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, em Piranga, às 16 horas.