Vai começar alguma atividade física? Faça avaliação médica. Cardiologista da Unimed VSF explica

0

A prática de atividade física é muito importante para manter uma boa saúde e qualidade de vida, mas é preciso ter cuidado ao começar. O cardiologista da Unimed Vale do São Francisco, Edilson Rubem Cavalcanti Andrade, fala sobre o assunto, chama a atenção e alerta que é necessário muito critério.

Edilson

Antes de se iniciar atividade física é necessário uma avaliação médica. “Para pessoas com alguma morbidade (doença), como Diabetes e Hipertensão arterial ou histórico pessoal ou familiar de doença cardíaca, essa avaliação é obrigatória para que se tenha uma real diagnóstico do quadro clinico e se inicie um tratamento, evitando assim complicações, que podem ser sérias”, aconselha o especialista.

 

Segundo o médico, na avaliação clínica, se diagnostica Hipertensão Arterial, com a simples aferição da pressão arterial, patologias cardíacas e pulmonares, pela ausculta cardiopulmonar, realizada por profissionais da área de saúde.

 

Também são realizados alguns exames. O ECG (eletrocardiograma) que mostra ritmo e frequência cardíacos, e doenças congênitas (Síndrome de pré-excitação ventricular / WPW), que podem cursar com arritmias graves. O TESTE ERGOMÉTRICO que avalia a aptidão cardiorrespiratória, ritmo cardíaco, pressão arterial e investigação de coronariopatias em grupos específicos, servindo também para orientação do exercício físico.

 

O ECOCARDIOGRAMA, que avalia câmaras e válvulas cardíacas, e função ventricular esquerda, dentre muitas outras informações importantes e exames básicos como HEMOGRAMA E BIOQUÍMICOS (Glicemia, Colesterol / frações e Triglicerídeos) são também muito importantes, bem como RX TÓRAX.

 

O cardiologista alerta que podem ser evitadas complicações sérias, graves e até letais. “Um aspecto importantíssimo é mesmo antes de fazer a avaliação física com o profissional de Educação Física, se faça a avaliação médica, para evitar que a pessoa passe mal, se já for portador de alguma patologia”, declara.

 

O principal conselho que Edilson Rubem Andrade deixa é: “Comece sempre com muito critério e devagar. Nunca queira sair correndo inicialmente ou jogar bola, com exemplo, sem estar bem condicionado fisicamente. Consulte também um profissional da área de atividade física, pois também é muito importante”, finaliza.

ASCOM – Unimed VSF

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome