Aconteceu nos dia 17 e 18 de agosto nos municípios de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, no norte da Bahia, Audiências Públicas com foco na caprinovinocultura, cujo objetivo foi discutir com os criadores e criadoras as principais dificuldades e as propostas para potencializar essa atividade no Território Sertão do São Francisco. Estiveram presentes entidades da sociedade civil, representante do colegiado territorial, do governo do estado e agricultores/as.
Na programação, uma das palestras foi realizada pelo Irpaa, que tratou da situação da caprinovinocultura na Bahia e no Território Sertão do São Francisco, considerando vários aspectos favoráveis aos criadores e criadoras, bem como os aspectos limitantes da atividade na maioria dos municípios.
Em outro momento foi realizada uma discussão em plenária para que os/as criadores/as e lideranças presentes expusessem as dificuldades, dentre elas as principais são: insegurança hídrica do rebanho; necessidade de serviço de Ater (Assessoria Técnica e Extensão Rural) continuada; dificuldade na alimentação nos períodos de estiagem; degradação da Caatinga através de desmatamento; Dificuldade na comercialização dos animais e produtos entre outros.
Segundo o jovem criador de Campo Alegre de Lourdes, Mateus Lopes, a audiência é muito importante para as/os produtores/as da região, por estarem esquecidos pelo poder público e realizando suas atividades na roça do jeito que sempre fizeram. Para ele, com essas discussões pode ser melhorado a forma de trabalhar e o cuidado com o meio ambiente.
Para o colaborador do Irpaa, André Luiz, essas audiências municipais são momentos importantíssimos para escutar as/os criadoras e criadores naquele município acerca de suas realidades, expressando as principais dificuldades com a criação de cabras e ovelhas e ao mesmo tempo propondo possíveis soluções para essas dificuldades.
Nas duas audiências foram construídas propostas pelos participantes a fim de nortear ações para melhoria da caprinovinocultura no território, isto a partir de programas e políticas públicas. No Território Sertão do São Francisco já foram realizadas audiências em 8 municípios, as próximas vão acontecer nos municípios de Sento Sé e Remanso, e após será realizado um encontro territorial com presença de várias entidades da sociedade civil, poder público e criadores/as.
IRPAA