Uma ferramenta inédita lançada pela Folha de São Paulo em conjunto com o Datafolha neste ano eleitoral mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.
O Ranking de Eficiência de Municípios (REM-F) foi publicado no último sábado (27) e revelou que o município de Juazeiro-BA está entre as cidades que possuem as gestões mais eficientes do país e Petrolina-PE entre as que possuem gestões com pouca eficiência.
A pesquisa leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569.
Numa escala de 0 a 1, só 24% das cidades ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. A pesquisa nacional do Datafolha mostra que só 26% dos brasileiros aprovam a gestão de suas prefeituras. O levantamento revela que nos 5% menos eficientes, com índice de até 0,30, o funcionalismo cresceu 67% entre 2004 e 2014, em média. A população aumentou 12% no período.
No Ranking, Juazeiro-BA aparece em 770º lugar, com uma pontuação total de 0,523 e é avaliada como uma cidade eficiente. Já a cidade vizinha, Petrolina-PE foi classificada como uma cidade com pouca eficiência, teve pontuação total de 0,452 e está no 2.697º lugar.
Entre as cidades baianas da região, segundo a pesquisa, Sobradinho é um município eficiente, ficando acima da média nacional e a frente de Juazeiro e Petrolina. A cidade ficou em 106º lugar, com a pontuação total de 0, 581.
Já as outras cidades não tiveram um bom resultado. Pilão Arcado, Casa Nova e Sento Sé, foram classificadas como cidades com gestões ineficientes.
Ainda de acordo com a pesquisa, o municipal de Uauá possui alguma eficiência, e Remanso alguma eficiência.
Confira outros dados da pesquisa através dos links:http://www1.folha.uol.com.br/remf/