Um decisão da justiça ( conforme documento abaixo) anulou a convenção do DEM, em Juazeiro(BA), sob alegação de que o evento não teria acontecido no local indicado.
Com isso, o Dem poderá se retirar da coligação que dá sustentação a candidatura de Charles Leão (PPS) e, possivelmente, a exclusão dos candidatos a vereador. O tempo de rádio e de TV do candidato do PPS também poderá sofrer alteração. Tudo agora vai depender do parecer do Juiz eleitoral.
Nós conversamos com o advogado e Vice-presidente do democratas, Márcio Jandir, que prestou os seguintes esclarecimentos:
“Nós ainda não tomamos conhecimento dessa decisão, porque alguns filiados do DEM haviam entrado com uma ação perante a Justiça Eleitoral e a ação foi indeferida porque eles erraram. A justiça competente seria a justiça comum e o juiz aí remeteu o processo para a justiça comum. Nós não acompanhamos. Portanto, estamos esperando sermos intimados sobre essa decisão”, declarou Jandir.
O advogado também afirmou que não acredita que essa decisão prospere “Tenho plena certeza, pelos fatos que já tinha visto na Justiça Eleitoral, que não vai prosperar. Os filiados que entraram com a ação, um deles não faz parte do diretório do partido e, portanto não tinha direito a voto. O outro é o último suplente e encontra-se filiado ao PSOL. A outra é uma pessoa, que embora foi eleita para o diretório do DEM, não confirmou sua filiação. Eles omitiram do juiz uma questão simples: Quando a convenção foi alterada, porque a CDL não autorizou a realização da convenção lá, nós comunicamos ao Juiz. Eles não sabem ou omitiram essa informação”, garantiu o advogado.
Segundo Márcio Jandir, há uma disposição no estatuto do Democratas que diz que quando se reúne a maioria dos membros do diretório, independente dos atos de convenção, torna-se valido.
“Então nós temos no colégio de eleitores do DEM 16 convencionais. Desses, 10 pessoas votaram em nossa convenção. Votaram pessoas como o professor Rivas, ex-Prefeito de Juazeiro, como Jonh Khoury”, exemplificou.
“Então que fique claro que esta é mais uma tentativa, mais uma atitude da política de juazeiro, mesquinha, pequena. As pessoas não entenderam que a decisão do DEM em apoiar a candidatura de Charles Leão, foi uma decisão da nossa liderança estadual que é o Prefeito de Salvador, ACM Neto, e de Jorge Khoury que é a liderança local”, acrescentou o advogado.
E concluiu fazendo um questionamento “As pessoas que se insurgiram contra a decisão da direção estadual, que formularam fatos, sabidamente, inverídicos, serão eventualmente processadas no ambiente partidário e espero que sejam punidas como o estatuto diz, até com a sua expulsão. Porque não se admite, nas questões internas de partido, tal interferência. Então se eu tenho 16 membros e 11 aprovaram, por que 3 querem reverter essa decisão?” finalizou Márcio Jandir.
Olá minha nobre colega SIBELE FONSECA. É muito estranho 2 elementos terem se infiltrado no partido DEMOCRATAS e agora estarem fazendo esse tipo de denúncia “sem fundamento e sem retórica!”
Concordo com o que o DR. MÁRCIO JANDIR disse acima: “Então que fique claro que esta é mais uma tentativa, mais uma atitude da política de juazeiro, mesquinha, pequena. a decisão do DEM em apoiar A candidatura de Charles Leão, foi uma decisão da liderança estadual que é o Prefeito de Salvador, ACM Neto, e de Jorge Khoury que é a liderança local” Não quero nem ver o processo que estes vão amargar na Justiça…