Na manhã desta terça-feira (30), o candidato à prefeito Joseph Bandeira (SD) participou de mais um debate que teve o intuito de discutir propostas relacionadas aos temas Meio Ambiente e Educação. Participaram do debate os candidatos Márcio Feitosa (PRP) e Paulo Bonfim (PCdoB). Charles Leão também foi convidado, mas outra vez não compareceu. Joseph Bandeira considerou a ausência de Charles Leão (PPS), uma ofensa ao público que estava presente no evento, para ouvir as propostas dos candidatos.
No primeiro bloco do evento, a pergunta foi feita pelo estudante, Mateus Henrique, que em seu questionamento para os candidatos apresentou dados alarmantes, sobre como o tema Meio Ambiente é tratado nas escolas do município de Juazeiro. Segundo Mateus Henrique, o Programa Escola Verde (PEV) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) firmou uma parceria com a Secretaria de Educação do município (Seduc), mas após um ano e meio o convênio foi desfeito sem uma justificativa plausível.
Diante o questionamento, Joseph Bandeira se comprometeu em trabalhar para promover uma educação para a sustentabilidade, que discuta a dinâmica de criatividade local, firmando convênios com reponsabilidade e compromisso com as Instituições de Ensino Superior (IES) do Município.
Na segunda etapa, Joseph Bandeira respondeu questões da mesa, sobre a revitalização do Rio São Francisco, a corrupção, o saneamento básico e a coleta seletiva, são temas que não estão priorizados pela atual administração.
Durante o evento, Joseph Bandeira ainda destacou que seu mandato criou o Departamento de Programas Sociais na Seduc, que contemplava a criação de hortas escolares, mas o projeto infelizmente foi extinto. O candidato também salientou que intensificará atividades que contemplem a juventude, com a criação de projetos esportivos e culturais.
Ao final do debate, o candidato assinou um Termo de Compromisso em desenvolver a Educação Ambiental em Juazeiro, caso seja eleito.
“Agradeço a todos pela presença e saliento que não estou aqui para alegar o que já fiz durante o meu mandato, pois o prefeito é para trabalhar para o povo. O prefeito não é herói do município, é para cuidar da população com sensibilidade”, finalizou o candidato.
Ascom Coligação ‘A cara de Juazeiro’