Festa da Padroeira está sendo celebrada em Juazeiro-BA com muita fé e devoção

0

Cartaz - Novenario de N. Sra das Grotas - 2016

A celebração do novenário e da festa de Nossa Senhora das Grotas, Padroeira da Diocese e da Cidade de Juazeiro-BA, está acontecendo na cidade desde a última terça-feira (30). Este anos, a tradicional celebração tem como tema geral: “Maria, mãe da misericórdia”.

Durante as noites do novenário estão sendo realizadas missas temáticas sobre ano da misericórdia, com a participação de comunidades católicas que serão homenageadas. A novena de hoje (02) terá como tema “Jesus um olhar de misericórdia para os pobres” e contará com a participação da Paróquia São Francisco de Assis, da comunidade de Maniçoba.

Amanhã (03) o tema será  “Família lugar de misericórdia e perdão”, e terá a participação da pastoral familiar e a Pastoral do Dízimo. No dia 04 (Domingo), sexta noite do novenário, o tema será “Ser misericordioso é saber cuidar da nossa casa comum” com a participação do Setor Diocesano da Juventude e Pastorais Sociais, onde será realizada uma homenagem póstuma aos dois Bispo da cidade, já falecidos, Dom Tomás e Dom José Rodrigues.

Na sétima noite, dia 05 (Segunda-Feira),  o tema será “Movidos pela oração seremos misericordiosos na dor dos que padecem”, e terá a participação do Movimento Marianos e Confrarias. Dia 06 (Terça-Feira), oitava noite do novenário, o tema será “Maria mãe de misericórdia, ensina-nos a dar pão e água aos necessitados” e a participação será das Paróquias Santo Afonso e nossa Senhora Aparecida.

No dia 07 (Quarta-Feira) o novenário se encerra com o tema “Com Maria queremos ser uma igreja misericordiosa” e a participação da comunidade Shalon, comunidade Mãe Imaculada e Renovação Carismática Católica.

Também no dia 7 de Setembro, acontecerá a passagem do cajado, simbolo do pastoreio, feito pelo Dom José Geraldo para o Dom Beto, simbolizando a passagem da responsabilidade da diocese, a administração e a pastoral. “Nesse dia teremos a Missa Campal, com a presença de todos os padres da diocese e de vários Bispos do país, porque será um momento histórico para a cidade de Juazeiro”, declarou o Vigário Geral da Diocese de Juazeiro, Padre Josemar Mota.

Dom Beto chegou à Juazeiro em Maio deste ano, onde atua como Bispo coadjutor ao lado do Bispo Dom José Geraldo que esteve à frente da diocese durante 13 anos e agora, aos 75 anos vai renunciar ao cargo, tornando Dom Beto, Bispo titular da diocese.

No dia 08 (Quinta-feira) acontecerá a tradicional procissão de Nossa Senhora das Grotas, que todo ano reúne milhares de devotos e já se consagrou como um dos eventos mais importantes para a comunidade católica.

Esse ano, a festa vai celebrar os  310 anos do encontro da imagem da Padroeira, por um índio e um vaqueiro no ano de 1706. “São 310 anos de fé e devoção. O título de Nossa Senhora das Grotas, dado com muito carinho pelo povo de juazeiro-BA, é único. Sempre digo que é um título Juazeirense, Nordestino e Franciscano porque ela está muito ligada a vida do povo e do Rio São Francisco e  ao surgimento da cidade. O povo se identifica com a história dessa imagem, com a simplicidade da forma como ela foi encontrada pelos índios e vaqueiros, pessoas excluídas e discriminadas”, disse o Padre Josemar Mota.

O dia terá início com uma missa presidida pelo Pároco Josemar Mota, às 7 horas. Às 10 horas acontecerá missa presidida pelo Bispo Diocesano. A solene procissão sairá da Igreja Matriz da Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, em Piranga, às 17 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome