Com o tema “Educação, Direito e Cidadania: Uma mistura de Cores e Saberes”, o tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro levou às ruas de Juazeiro-BA milhares de pessoas que foram comemorar o dia da Independência do Brasil.
Todos os anos esse dia é esperado pelas famílias do município que saem de suas casas, logo no início da manhã, e lotam o percurso onde acontece o desfile. De acordo com a gerente de infraestrutura e logística da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, Carla Rejane da Silva, esse é o evento do município que atrai mais gente para as ruas superando, inclusive, os números do carnaval.
O estudante Márcio Goes levou o filho para assistir ao desfile, assim como os seus pais faziam quando ele era criança. “Esse desfile já tem 120 anos dentro de Juazeiro e a gente já nasce com essa tradição. Meus pais me trouxeram e hoje estou aqui com meu filho vendo esse espetáculo, encontrando os amigos e assistindo ao desfile”, declarou.
O desfile de 7 de Setembro deste ano em Juazeiro foi marcado pelas apresentações dos oficiais da Marinha, Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e Bombeiro Civil. Além disso, desfilaram também: estudantes de onze escolas municipais e estaduais, membros da Sociedade de Amigos da Polícia Militar (Soapom), o grupo Escoteiro Mirim em Defesa, o Clube Desbravadores da Igreja Adventista, as lojas maçônicas: ‘Harmonia e Amor’ e ‘Segredo Força e União’, o Grito dos Excluídos e o Movimento LGBT.
Os desfiles das escolas fizeram o público pensar a educação enquanto direito, além de trabalhar a diversidade de raças, crenças e saberes culturais. ” Eu sempre vinha com minha família assistir ao desfile, mas nunca tinha tido a oportunidade de desfilar. Esse ano eu entrei no Colégio Municipal Paulo VI e hoje estou representando o meu povo, a minha raça”, declarou a estudante Isla Nery.
A empresária Marivalda Costa preferiu não viajar esse ano para poder prestigiar o evento e disse que gostou do que viu na avenida. “Esse ano superou os anos anteriores. As apresentações estavam diferentes, vieram muitas escolas para a avenida e foi tudo muito bonito. Sempre que estou na cidade, faço questão de prestigiar o desfile”, afirmou.
Para algumas pessoas, este ano, o 7 de Setembro trouxe um sentimento diferente por conta do momento político que o país enfrenta. “O dia da Independência é um dia muito importante para o nosso país, mas este ano nós estamos com um ressentimento depois deste “golpe” contra a democracia, que aconteceu no último dia 31. Toda a população já sentiu e a gente vai para as ruas para lutar por “Diretas já” e para pedir “Fora Temer” porque a sociedade não vai se calar. E vamos aproveitar o processo político municipal para nos colocar e mostrar a nossa voz”, declarou o Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Juazeiro, Elder Ferrari.
Após o desfile foi aberto espaço para que a militância das coligações pudesse se manifestar. Os grupos dos candidatos a prefeito nas eleições deste ano Joseph Bandeira (SDD), Paulo Bomfim (PCdoB), Charles Leão (PPS) e Márcio Feitosa (PRP) também passaram pela avenida e exibiram suas campanhas.