Campus Senhor do Bonfim realiza Semana de Integração de 19 a 23 de setembro

0

foto-n3504

O Campus Senhor do Bonfim da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) dará as boas-vindas aos novos estudantes com a realização da Semana de Integração, que acontecerá de segunda (19) a sexta-feira (23) e irá movimentar toda a comunidade acadêmica, com uma programação diversificada. As atividades noturnas serão promovidas pelos Colegiados de Ciências da Natureza e Geografia e as atividades diurnas pelo Colegiado de Ecologia. O evento tem como objetivo recepcionar os estudantes ingressantes e promover a integração acadêmica, durante a primeira semana de aulas do semestre 2016.2.

I Semana Científica de Integração dos Colegiados de Ciências da Natureza e Geografia terá início na segunda-feira (19) e as atividades começam sempre a partir das 18h, com palestras, mesas redondas, oficinas, e atividades culturais. As atividades são abertas a toda a comunidade acadêmica e não é necessário inscrição prévia. No primeiro dia, haverá a palestra “O que é Geografia?”, com o professor Pedro Nóbrega do Colegiado de Geografia, entre outras atividades. Na terça-feira (20), a palestra intitulada “O que é Universidade? Qual a função da Univasf” será ministrada por Átila Menezes, professor do Colegiado de Geografia.

Nos dias seguintes, haverá oficinas, Feira de Biociências e mostras científicas, além de mesa-redonda com a participação das professoras da Universidade de Pernambuco (UPE) Luciana Freitas e Márcia Souza, do professor Instituto Federal Baiano (IF Baiano) Vandemberg Salvador e palestra com a professora Olívia Duarte, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Na quinta-feira (22), às 20h, haverá a apresentação da Reitoria da Univasf para os discentes. O evento será encerrado na noite do dia 23 com apresentações culturais. A programação completa está disponível no link abaixo.

“O evento é uma oportunidade para que os estudantes ingressantes conheçam mais profundamente o curso no qual estão ingressando e a formação que ele proporciona, bem como a instituição, o corpo docente e suas linhas de pesquisa e extensão, além de promover a integração dos discentes”, destaca a professora do Colegiado de Geografia e uma das organizadoras, Natália Micheli Tavares.

1º Ciclo de Palestras Ecológicas – Discutir as diversas áreas de atuação do ecólogo, principalmente na região do semiárido, é o objetivo geral do “1º Ciclo de Palestras Ecológicas – Perspectivas de atuação no Semiárido”, que acontecerá na quarta-feira (21) e na quinta-feira (22), das 8h às 18h, no auditório do Campus Senhor do Bonfim (BA). O evento é organizado pelo Colegiado de Ecologia da Univasf e as inscrições gratuitas podem ser realizadas até o primeiro dia. Para participar, é necessário preencher o formulário online, disponível no site do Colegiado de Ecologia. Os participantes terão direito a certificado.

Durante a programação, será discutida a profissão de ecólogo e serão apresentados relatos de atuação em órgãos governamentais, licenciamento ambiental, educação ambiental e conservação, por meio de órgãos públicos ou iniciativa privada. O evento terá início na quarta-feira (21) com as palestras “Atuação do Inema no semiárido baiano – licenciamento, educação ambiental e conservação” e “Relato de Atuação em licenciamento ambiental em empresas privadas”. À tarde, acontecerão as palestras “A profissão de ecólogo e relatos de atuação em órgãos governamentais” e “Desafios da gestão de unidades de conservação”.

Na quinta-feira, será realizada a palestra “Panorama do Curso de Ecologia da Univasf”, além das mesas-redondas “Etnobiologia I e Biodiversidade I”, “Etnobiologia e Biodiversidade II”, “Ecologia de Microorganismos, Genética Molecular e Paleoecologia” e “Ecossistemas e Paisagens”. A programação completa está disponível no link abaixo.

De acordo com o organizador do evento e professor do Colegiado de Ecologia, Jhonathan de Oliveira Silva, a ideia é mostrar o potencial de atuação do ecólogo, já que o curso é recente na Universidade. “Em nossa região há muitas empresas que utilizam os recursos naturais, então poderemos também levantar os problemas que podem ser resolvidos pelos ecólogos”, explica.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome