O juiz federal Sérgio Moro ordenou a soltura do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, que havia sido preso no início da manhã desta quinta-feira (22) pela Polícia Federal na Operação Arquivo X, 34ª etapa da Lava Jato.
A liberação de Mantega saiu as 12h20, em despacho em que o Sérgio Moro ressalta o ponto mais polêmico da prisão do ex-ministro, que ocorreu no momento em que acompanhava a esposa em uma cirurgia como parte do tratamento de câncer. De acordo com o documento, a PF não sabia do fato. “Sem embargo da gravidade dos fatos em apuração, noticiado que a prisão temporária foi efetivada na data de hoje quando o ex-Ministro acompanhava o cônjuge acometido de doença grave em cirurgia. Tal fato era desconhecido da autoridade policial, Ministério Público Federal e deste Juízo.”
Mantega chegou às 9h30 à sede da Polícia Federal, em São Paulo. Malotes resultantes da busca e apreensão na residência e escritório do ex-ministro também foram trazidos.
A Polícia Federal esteve às 6h no apartamento onde mora o ex-ministro, mas encontrou apenas o seu filho adolescente e uma empregada no local. Os policiais foram, então, ao Hospital Albert Einstein, onde Mantega acompanhava a esposa, que está internada.
Em nota, a polícia informou que fez contato telefônico com o investigado, “que se apresentou espontaneamente na portaria do edifício”. Segundo a PF, Mantega, seu advogado e a equipe de policiais foram até o apartamento do ex-ministro, na região de Pinheiros, zona oeste de São Paulo.
IstoÉ
O ARTIGO ÚLTIMO DO ESCRITOR OTONIEL GONDIM SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE VOTAR CERTO, FOI SHOW. AGORA QUERIA SABER DO ARTIGO QUE PROMETEU AO BLOG E AOS LEITORES SOBRE OS QUATRO CANDIDATOS A PREFEITO EM JUAZEIRO . SERÁ AZEDO OU ALIVIARÁ? MUITA GENTE NA EXPECTATIVA! BOM DMEAIS.