Em solenidade do Sintraf, participam prefeito de Petrolina, vice e representantes da Univasf, Sebrae e Força Sindical

0

o1

Os agricultores familiares de Petrolina, Sertão de Pernambuco, participaram de solenidade realizada no auditório do Sest Senat, no km 02, na noite desta sexta-feira (23).  Os produtores celebraram a oficialização do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Petrolina (Sintraf), que agora é o único representante da categoria no município. Entre os convidados estavam o prefeito da cidade, Julio Lossio, o vice Guilherme Coelho, a pró-reitora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Lúcia Marisy, o diretor de projetos de agronegócio do SEBRAE, Domingos Guimarães, e os representantes do Iterpe, Valter de Amorim, e da Força Sindical, José Bezerra Neto.

A presidente do Sintraf, Isália Damacena, dedicou seu discurso oficial aos agricultores familiares das áreas irrigadas, ribeirinha, assentada e sequeira. Ao iniciar sua fala, disse que o apoio da categoria deu força para a diretoria do sindicato insistir na luta durante dois anos, e reiterou seus objetivos. “Nosso compromisso é com o agricultor familiar; essa [a oficialização] foi a primeira grande vitória do Sintraf, e o foco agora é continuarmos lutando para que as nossas demandas sejam atendidas pelas autoridades das três instâncias de governo”.

Damacena recebeu do advogado da Força Sindical, José Bezerra Neto, o documento que confirma a entidade pretrolinense como representante legal dos agricultores familiares. Coube a ele explicar como se deu o processo de julgamento no Ministério do Trabalho e adiantar quais serão as mudanças. “O Sintraf começa a fazer encaminhamentos de benefícios previdenciários e emitir declarações de aptidão para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”, conta.

A pró-reitora da Univasf, Lúcia Marisy, lembrou as parcerias que a instituição tem com os agricultores familiares e afirmou que a universidade tem pesquisas, cursos, mestrados e doutorados que são inconcebíveis sem a categoria. Ela disse que a Univasf tem um compromisso: “Estamos juntos e fortes com vocês”, disse.

Ao final da solenidade, o prefeito e o vice, Julio Lossio e Guilherme Coelho, parabenizaram a conquista do sindicato e fizeram uma defesa comum do Projeto Pontal, que está paralisado há 13 anos. Lossio defendeu a aplicação do modelo dos projetos irrigados nos 8 mil hectares do Pontal. “Atualmente lá só tem um dono. Petrolina tem o Bebedouro, Maria Tereza e o Nilo Coelho, onde são vários os agricultores que cuidam. Precisamos que o Pontal volte a esse modelo”.

Guilherme Coelho disse que o Projeto deve ser uma bandeira de todos do município e reforçou que o Pontal deve sair do controle da empresa vencedora da licitação do governo federal e voltar a ser administrado pela Codevesf. “Temos que lutar pelos recursos e também devemos buscar a devolução das terras aos colonos”.

Encerrado a solenidade, Isália Damacena e a diretoria do Sintraf convidaram a todos os presentes para se dirigirem ao pátio do Sest Senat, que fica em frente ao auditório, onde teve um coquetel comemorativo.

Assessoria de Imprensa Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome