“Encontro de Surdos na Univasf” acontecerá amanhã (29)

0

foto-n3528

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá, amanhã (29), o “Encontro de Surdos na Univasf”, voltado para a comunidade surda. O evento acontecerá a partir das 14h, no Núcleo Temático 3, localizado no bloco de salas de aula, no Campus Centro, em Petrolina (PE). O objetivo é discutir a inclusão do sujeito surdo na sociedade, em alusão ao Setembro Azul, considerado mês de conquistas e lutas da comunidade surda. O evento é gratuito.

A programação contará com apresentação de uma palestra sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei N° 13.146/15), que traz regras e orientações para a promoção dos direitos e liberdades das pessoas com deficiência. A palestra será ministrada pela professora do Colegiado de Psicologia Karla Daniele Luz e pela professora do Colegiado de Ciências Sociais Maria Nacelha Oliveira.

Na ocasião, também serão discutidos os trâmites legais para a implementação de um curso de Letras/Libras na Univasf na palestra intitulada “Letras Libras na Univasf: como conseguir?”, que terá a participação do procurador Institucional da Universidade, professor João José Simoni Gouveia.

Ainda haverá apresentação dos artigos “Como estou indo? Percepção de professores de uma escola pública de Petrolina-PE, sobre a prática e planejamento em salas inclusivas para surdos”, de autoria de Eugênia Lourenço; e “Inclusão de Surdos: Os modelos e práticas inclusivas nas instituições educacionais de Juazeiro e Petrolina”, de autoria do intérprete de Libras Getro Reis. Os dois artigos foram elaborados como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Especialização em Língua Brasileira Sinais (Libras), ofertada pela Univasf, por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEaD).

De acordo com a professora do Colegiado de Psicologia e coordenadora de Políticas de Educação Inclusiva (CPEI) da Univasf, Karla Daniele Luz, o “Encontro de Surdos na Univasf” tem como público-alvo a comunidade surda, mas também pode interessar à comunidade em geral. “O mais importante do evento é fomentar a discussão sobre a pessoa surda e trazê-la para a universidade. Além disso, a comunidade interessada também poderá aprender mais sobre o assunto”, destaca.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome