
Uma menina, de apenas três anos, está precisando de doações de sangue, após passar mal na cidade de Andorinha, interior da Bahia. De acordo com os familiares, Maria Eduarda, a pequena Duda, foi diagnosticada com uma infecção no sangue e foi transferida para Juazeiro, onde está internada no Hospital da Criança.
Mesmo com os cuidados médicos, a situação se agravou no início desta semana por causa de uma queda na quantidade de plaquetas no sangue da garota, que foi submetida à reposição através de transfusão sanguínea. Mas a tarefa não tem sido fácil devido a pouca quantidade de bolsas de sangue do tipo sanguíneo A- (A Negativo) disponíveis no banco de sangue do Hemoba, em Juazeiro. “Ela não pode nem espirrar, porque pode ocasionar uma hemorragia. Ela precisa da reposição das plaquetas”, disse uma amiga da família.
Para reverter a situação, familiares e amigos iniciaram uma campanha nas redes sociais em busca de doadores de sangue em caráter de urgência. Quem não possui sangue do tipo A – pode realizar a doação da mesma forma e garantir que outras pessoas também sejam beneficiadas pela campanha.
Após a divulgação, que contou com o apoio de diversos veículos de comunicação do Vale do São Francisco, “muitas pessoas buscaram alguma forma de ajudar a Duda, com doações de sangue, brinquedos e até mesmo dinheiro”, como informou a mãe Luana Almeida, agradecendo aos anônimos pelo gesto de solidariedade. “Fico muito feliz em saber que existem pessoas boas no mundo”.
Os interessados em fazer o Dia das Crianças da Duda mais feliz devem se dirigir ao HEMOBA, que funciona em anexo ao prédio Hospital Regional de Juazeiro, de segunda a sexta, das 7:30 às 11:30 e das 14:00 às 16:30. As doações devem ser feitas em nome de Maria Eduarda Cerqueira Silva. A mamãe dela chama-se Luana Almeida Cerqueira.
Texto e arte: Gabriela Canário