A verdadeira natureza das coisas não podem estar perdidas.Brother leitor das coerências, inicio esse breve e inusitado ensaio ouvindo, tardezinha tosca, Mercedes Soza e Joan Baez entoando “ GRAÇAS A LA VIDA””. Belamente, bela. belíssima. Xi, com razão, hiperbolizei…
Lavradores, poetas,escultores, filósofos, Professores, cada qual a seu bel modus universus, abriram, abrem, abrirão sempre portas de mundos que ,por vezes , nem se pode dominar : Os do pensamento, do raciocínio, do livre-arbítrio,do cósmico abstrato,, da cultura, da arte,da filosofia e , mundo dos mundos , o da libertação! Nisso, surge a figura ímpar e par do Professor. Como bem anti-profetizou o ícone Chico Buarque de Holanda , “ QUEM ENSINOU O ALFABETO AO PROFESSOR?”.
Libertar a si e a todos dentro de uma vocação do se dar e do se receber aprendizagem em um eterno feedback infinito circular : Esse é norteamento contínuo, impausável de um Professor. E aí, leitor mestre,tanto faz como tanto fezes, a escolha do campo de ensino. Na verdade em buscas, tem mesmo o Professor de Ciências Exatas , o Professor de Línguas e o Professor de Ciências Humanas? Há mesmo , leitor mestre, uma tênue linha de separação que os faça serem andarilhos por caminhos distintos e solamente se encontrarem em reuniões burocráticas ou nos intervalos para cafezinho , nicotina e fofocas intermináveis de 15 minutos?
Na atmosfera reinante imposta pelo estabilishment , status quo, politicamente correto, o Professor ou é o tudo ou é o nada. Quiçá não , meramente,seja uma peça artesanal persona-educacional em liquidez de mercado no pregão de bolsa de valores do conhecimento e da filosofia. No fundo, contemporaneamente, o Professor situa-se para uma sociedade em declíneo cultural , concomitantemente ,entre o Sujeito e o Verbo. Porém e entretanto, leitor, entre confusos e Confúcios, à mercê de quaisquer classificações ordinárias, o rio do ensino e da aprendizagem corre e correrá sempre o seu curso, onde o Professor que é mor tem de estar , democraticamente, no posto comando por direito constitucional da civilização. A dicotomia do mau Professor e o bom Professor jamais caberá em si, pois, que o mau professor nunca existiu, existe ou existirá pelo fato simplório de que nunca o será. Sacou as entrelinhas , amável leitor mestre?. Todo Professor é , por natureza , um sábio incansável na busca incessante a ser mais e mais para, assim, prover-se e prover a sua profissão de respeito, qualidade, humanismo , dignidade. Sabedor de ser referência, formador de opinião,será sempre um exemplo exemplar tanto nos erros ,quanto nos acertos ,sobre e em qualquer situação. Uma pessoa humana sempre disposta a, também ,aprender. Um auto-escolhido ou escolhido “ i natura” pela sagacidade de galgar a um orgulhoso posto de, tendo aprendido , ensinar. O Professor, leitor, é uma pessoa sagrada com a sublime missão de destravar o que sabe e, no seu largo -profundo bojo, tem em si para, solenemente sem titubeios , passar para o próximo. Seja vizinho, família, gente de rua, todos os das escolas da vida. Lindo isso, leitor e Euzinho Gondim. Lindo de morrer e viver. Amou que beijou no ombro? Brigado.Todo real Professor é, em uníssono e unânime , um aluno, um irmão, um companheiro. Tudo com amor ao próximo.Jesus, Buda, Ghandi, Guevara, Lutherking, D. Hélder Câmara, entre vários, não serão sempre os maiores e os melhores mestres da natureza humana? Agradeço, leitor -aluno , pelo sim. O amigo das rochas ígneas, metamórficas, sedimentares…do Teoremas de Pitágoras e das funções..dos ensinamentos ecológicos…das regras do voleibol…das histórias continentais e do Brasil…das coordenadas geográficas…das figuras de linguagem…das escolas literárias…das orações coordenadas e subordinadas … dos verbos to be e to have… dos elementos e substâncias …dos genes e ciclos … das leis da relatividade…
O amante dos improvisos saudáveis, dos quadros, dos pincéis do giz. Agora, tomém, das tecnologias .
Eterno amigo de si e dos outros, o Professor orgulha-se perfumado de ser e para sempre ser a RODA DA CIILIZAÇÃO E O MÁXIMO EXEMPLO DE DEVER CÍVICO DE UM POVO E DE UMA NAÇÃO.
ORGULHO DE SER, FILOSOFICAMENTE, O CARA.
Professor, indaga para terminar o brevissimo ensaio e para que não se durma , o gênio Chico Buarque de Holanda :
‘ QUEM LHE ENSINOU O ALFABETO ? “
Os Deuses…
Otoniel Gondim — Professor, Escritor e Compositor.
SALVE …LINDO .MESTRE MEU, GONDIM.
BELA HOMENAGEM.
Gondim e a PEC 241?fugiu do pau?
SOBERBO ARTIGO. BOMBA, M,ESMO.
FUI SEU ALUNO NO COL. DOM BOSCO. GRANDIOSO MESTRE DE QUEM TENHO IMENSA SAUDADE.
PARABÉNS.
LINDA CRÔNICA.SIBELLLE , GONDIM É O CARA!
ESQUECEU A PEC E A PSEUDA REFORMA DO ENSIJO MÉDIO?BABÃO!
TE AMO.
NA HORA CERTA. BELO ARTIGO.
MATOU A PAU. VIVA OS MESTRES DO ENSINO.
DEMAIS.
BOMBANDO SEMPRE, HEIN MEU ETERNO PROFESSOR DO COL.MOTIVA?
que crônica. Emocionante.DEZ.
joseph de volta.
SUBLIME HOMENAGEM. COMO PEDAGOGA, DEUS NO COMANDO.
Medalha de ouro.
belo artigo. só que nunca misture Jesus com Che Guevara.
LULALALALALAL!
MASSA.
o professor é a mola mestre do univewrso.
formidável.
DISSESTE BEM..ORGULHO DE ENSINAR!
LINDO DEMAIS. E ADORO.
LOUCO..QUE COISA LINDA. EMOCIONANTE.
ARRASOU.DEZ.VIVA O PROFESSOR!
ARTIGO DEGNO DE SE LER. MUITA FILOSOFIA. ASSIM QUE ADORO OTONIEL.UM BRAVO.
SIBELLE, ESSE É O CARA.LINDO TEXTO.. PARABÉNS.
COM MEDO DE FALAR DA REORMA DO ENSINO MÉDIO, POIS, O AMGUINHOMDE OTONIEL É FERNANDO VELOSO QUE STÁ NO MINISTÉRIO DO GOLPISTA MENDONCINHA.ESTRANHO.
ARRASOU DE NOVO. OTONEIL, S SUPERA MESMO AADA TEXTO. DEZ.
TENHO PENA DAPROFISSÃO QUE DEVERIA SER A MAIS CUIDADA DO PAÍS.
E O LIVRO DE CONTOS, MESTRE? ESSE ANO AMNDA/
LID´SSIMA HOMENAGEM.
SIBELLE QUE PRESENTE, MINHA FILH, O BLOG NO DÁ COM ARTIGOS DO MESTRE, ESSE SIM, OTONIEL GONDIM.LINDO DEMIS.
SOU PEDAGOGA E PARABENIZOS FÃO MARAVILHOSO ARTIGO.
Joseph é que é o cara. não esse…
AMO MUITO OS CÉLEBRTES E FORMIDÁVEIS TETO DO GONDIM. ESSE ENTÃO É O ó. AMO.
VIVA A DEMOCRACIA ABAIXO O GOLPISMO!
DÁ-LHE BOMFIM!KKKK
Pôxa..isso é que é texto. Prfofessor de sorte.rsrsrsrsr
OTONIEL GONDIM, VOCÊ FOI O MELHOR MESTRE DA MINHA VIDA CURTA, MERECIDAMENTE, O DIA BEIJOS DE UMA SEMPRE ALUNA.DO COLÉGIO MOTIVA E DOM BOSCO.
VALEU E GRATA FICO. SOU SOFREDOR DO GIZ, TAMB~EM.
MASSA DEMAIS ACORDAR EM PLENO DOMINGO E LER NO BLOG DO CORAÇÃO, O MEU PROFESSOR DO CORAÇÃO ME HOMENAGEANDO E A ELE. MASSA. DEUS NO COMANDO.
TE AMOOOOOOO…MEU LINDO PROFESSOR OTONIEL GONDIM.TE AMOPOOOOOOOOOO…
SEM FÔLEGO . QUE COISA FORMIDÁVEL SOBRE MESTRES. SEM COMENTÁRIOS. DIVINO!
E a política do PEC 241? fernando veloso ajudou, sabia?
lula 2018. fora temeroso!
O professor em Juazeiro está de \parabéns. Valeu, Vaqueiro.
Linda crônica.
O BLOG JÁ BOMBA E COM ESSE ENDIABRADO PROFESSOR, AÍ O BICHO PEGOU DE VREZ!
PROFESSOR! A MOLA MESTRA DO UNIVERSO.
ISAAC E BOMFIM É O FIM…
EU SEI QUE O TEXTO ESTÁ ÓTIMO. MAS, LULA E ISAAC VÃO PARA O XILINMDRÓ!
LINDACRÔNICA! OTONIEL, DEMAIS. SE CASA COMIGO?
MESTRE…O CANTO DA VIDA. VIVA BOB DYLAN E MARLEY!
UM FERIADO ESTICADO E LENDO OTONIEL GONDIM HOMENAGEANDO OS PROFESSORES. TUDO PELOS DEUSES E CHICO BUARQUE DE HOLANDA.
AMEI.AMEI.AMEI. SOU PEDAGOGA E FÃ DO BLOG E DESSE MESTRE ETERNO.
Sibeele Foneca, como não ler e dar uma palavrinha sobre esse importante, oportuno e maravilhoso ao etrerno ensaio filosófico sobre a mola da vida que são os mestres e professores? Otoniel Gondim, por ser um exemplo eles , tem moral para falar e escrever. O ensaio é de natureza formidável e belamente escrito. formidável. Beijos a todos .