A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acaba de lançar a campanha nacional “Policiais Contra o Câncer Infantil” durante o IV Fórum Nacional de Dirigentes das Instituições de Apoio e Assistência à Criança a ao Adolescente com Câncer (CONIACC), realizado em Brasília/DF. O lançamento da campanha marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, celebrado dia 23 de novembro.
A responsabilidade social é um importante valor para a PRF, que realiza esta campanha para auxiliar entidades que cuidam de crianças que enfrentam a doença, relevante causa de mortalidade infantil. Fabrício Silva Rosa, presidente da Comissão Regional de Direitos Humanos de Goiás, destacou a importância da campanha.
“Em busca de novas ideias para cumprir um papel de responsabilidade social e sensibilização dos policiais, nossa comissão acompanha ações de outros países e, em 2014, vimos que policiais do Canadá realizam uma campanha contra o câncer infantil, chamada Policiais contra o Câncer Infantil. Depois disso resolvemos implantar na PRF e começou por Goiás, em 2014. Em 2015, a campanha ocorreu em 13 estados. Este ano, já está sendo realizada em 24 estados”, disse Fabrício.
Campanha Nacional – O objetivo é colaborar com o processo curativo das crianças e adolescentes que travam a luta contra o câncer e também proporcionar um encontro dos policiais com os pequenos. Essa ação tem potencial para tornar o trabalho policial mais humanizado, na medida que coloca o agente em proximidade com a questão da infância e da precariedade da vida.
A partir desta quinta-feira (20), e durante todo o mês de novembro, a PRF receberá, em todo o país, doações de medicamentos, livros, brinquedos, fraldas descartáveis, leite em pó e outros itens, a depender da demanda de cada entidade parceira.
Após receber as doações, elas serão entregues em um evento, que ocorrerá entre os dias 20 e 25 de novembro, em instituições de assistência às crianças com câncer de todo o país. Durante este evento, as crianças brincam nas viaturas, assistem teatros e shows realizados pelos próprios policiais, fazem um passeio pela cidade (escoltados pelos motociclistas da PRF) e ainda assistem os policiais realizarem um importante gesto de carinho: eles raspam os cabelos como forma de colaborar com o sentimento de orgulho pessoal e autoestima das crianças, pois, ao realizarem esse ato, esses heróis emprestam às elas a simbologia de poder e autoridade que carregam.
Como você pode ajudar?
– Compartilhe essa mensagem para que ela alcance mais pessoas!
– Faça doações ou auxilie na organização do evento. Procure a Comissão de Direitos Humanos da PRF de seu estado!
– Participe do evento de entrega das doações para as crianças!
– Ajude-nos a escolher o nome d@ noss@ mascote.
Ascom