Estudantes de Paulo Afonso conquistam 1º lugar na maior competição de tecnologia do Nordeste

0

apre2

Os alunos do curso técnico em Informática do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Itaparica, no município de Paulo Afonso, norte da Bahia, conquistaram o primeiro lugar no DevFest Nordeste 2016, ganhando o ‘hackathon’ da competição. O evento – considerado o maior de Tecnologia do Nordeste e realizado este mês, em sua terceira edição – reuniu em Maceió (AL) programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software.

Dentro da proposta de desenvolver soluções que trouxessem benefícios sociais, os alunos da rede estadual desenvolveram um software com capacidade de auxiliar pessoas que sofreram graves lesões a se comunicarem. Professores de Informática da unidade escolar, Bruno Ramos e Tássio Gonçalves acompanharam os estudantes Pedro de Lima e Pedro Vilela, responsáveis pelo desenvolvimento do software durante a competição, com o auxílio dos colegas Victor Ribeiro e Renata Silva.

O software faz a leitura do globo ocular e reproduz, na tela do computador, palavras pré-configuradas, divididas por categorias, como medicamentos, alimentos e saudações, permitindo que o paciente controle o mouse apenas com os olhos e, ao piscar, o mouse executa o clique e reproduz o som da frase selecionada, tornando possível a comunicação dessas pessoas”, detalha Bruno.

Premiação

Para a execução do programa, foram utilizadas tecnologias como HTML5, Javascript, CSS3 e Ruby com Framwork Rails. A premiação para a equipe vencedora foi um final de semana em um resort em Maceió e bolsa integral para o curso de informática internacional Udacity.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome