Estudantes da Uneb ainda não decidiram por desocupação para realização do Enem 

0
De acordo com a União Nacional dos Estudantes (UNE), até o momento 134 universidades estão ocupadas em todo o país, contra a Proposta de Emenda  à Constituição (PEC) 241/2016, que limita os gastos do Governo Federal pelos próximos 20 anos, e a reforma do ensino médio instituída pela Medida Provisória (MP) 746/2016, enviada ao Congresso.

Entre estas instituições está a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus III em Juazeiro-BA. A ocupação dos estudantes já dura 14 dias. A mobilização  foi decidida em assembleia deliberativa realizada no dia 18 de Outubro, com o objetivo de somar-se ao calendário de lutas regionais e nacionais.

Com a proximidade das aplicações das provas do Exame Nacional de Educação (ENEM), que serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro em todo o país, o Ministério da Educação (MEC) determinou que os estudantes deixem as escolas, universidades e institutos federais ocupados.

O prazo da desocupação encerrou nesta segunda-feira (31), mas as ocupações continuam em todo Brasil e na UNEB não é diferente. Até o dia de hoje(1) os alunos permanecem acampados na instituição e não decidiram se vão ceder a orientação do MEC , que divulgou a seguinte declaração, através de sua assessoria  “Caso as ocupações sejam mantidas, prejudicando os alunos que fariam prova nesses locais, o Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] terá de fazer a prova em outra data para aqueles estudantes que não conseguiram. Não há data definida porque o MEC ainda aguarda que o bom senso prevaleça”. Segundo o último balanço da pasta, 182 locais de prova estão ocupados.

Por meio de nota, a  Reitoria e Diretorias dos 29 Departamentos da UNEB, na capital e no interior do estado, declararam que estão dialogando com os estudantes mobilizados nas dependências da
universidade, para garantir a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos campi da instituição onde serão aplicadas as provas.

A redação do Portal Preto No Branco entrou em contato com os alunos que estão ocupando o campus III da UNEB, em Juazeiro , para saber a posição deles diante deste impasse e a possibilidade da desocupação. Eles nos informaram que vão se reunir para tomar uma decisão ainda hoje(1) e divulgarão nota , posteriormente.

 

Redação – Yonara Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome