O período da piracema nas bacias do Rio São Francisco e nas lagoas marginais começa nesta terça-feira (1º). Na piracema é proibida a realização de pesca em toda a bacia.
A piracema, conhecido como período de defeso, é a época de reprodução dos peixes. Durante os quatro meses ficam proibidos a caça, coleta e pesca para fins comerciais, como forma de garantir a preservação das espécies nativas. Nas bacias do Rio São Francisco a proibição segue até o dia 28 de fevereiro e nas lagoas marginais, onde os peixes crescem para voltar para o rio, a pesca é proibida até o dia 30 de abril.
Quem for flagrado pescando recebe multa de R$ 700 a 100 mil, mais R$ 20 por quilo de peixe apreendido. Além disso, o pescador perde o seguro pesca, fica impossibilitado de receber o Pis/Pasep, terá o equipamento e produto apreendido, terá que devolver o valor do salário pesca recebido e pode pegar pena de seis meses a um ano de prisão. Em Petrolina, a fiscalização será realizada, pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nas feiras livres, depósitos, no rio e no transporte de pescado.