Atenção, motoristas! Infrações no trânsito? Vão pesar bem mais no bolso!

0
fiscal-da-cet
(Foto: Filipe Araújo/ Agência Estado)

Sabe aquela selfie ao volante para postar nas redes sociais e mostrar como está o passeio ou o trânsito? Agora ela custará 293,47 reais. Com a nova política de multas que passou a vigorar ontem (1) em todo o Brasil, uma conferida rápida no celular enquanto espera na sinaleira, por exemplo, aumentou em 244%.

Ficou caro falar ou somente manusear o telefone celular enquanto dirige. Antes tratava-se de uma infração média, agora é gravíssima e rende 7 pontos na carteira de habilitação. E as pesquisas apontam mesmo que o risco de acidentes aumenta 23 vezes se o motorista estiver entretido com o celular. Outra novidade na legislação de trânsito diz respeito a estacionar em vaga de idosos ou deficientes, outra prática comum entre os motoristas brasileiros. Agora este hábito será infração gravíssima, com apreensão do veículo. Recusar soprar o bafômetro ou fazer o exame clínico que constata uso de bebida alcoólica, agora passa a ser infração gravíssima, com multa de 2.934,70 reais, recolhimento da habilitação e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Os valores de todas as infrações também foram reajustados e quem atingir 20 pontos na carteira ficará com ela suspensa por seis meses e não mais um mês, prazo anterior.

A cada ano mais de quarenta mil pessoas morrem em acidentes de trânsito em todo Brasil e esse número vem se mantendo desde 2010. O Departamento Nacional de Trânsito irá adotar um sistema de pagamento de multas por aplicativos, que concederá descontos ao infrator – que podem chegar a 40% do valor. Estas novas medidas foram sancionadas pela ex- Presidenta Dilma (PT), pouco antes de seu afastamento, sob a justificativa de que os valores não eram reajustados há 19 anos.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome