Presidentes do Sintraf e deputado Guilherme Coelho discutem modelo atual do projeto Pontal, em Petrolina, PE

0

apre1

Em mais um encontro de busca de parcerias, os presidentes do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais de Petrolina (Sintraf), Isália Damacena e Reginaldo Alencar, foram ao escritório do deputado federal, Guilherme Coelho, nesta sexta-feira (4), para apresentar as demandas da categoria. Os dois representantes expuseram os problemas gerados pela privatização do Projeto Pontal, na zona rural de Petrolina, Sertão de Pernambuco.

De acordo com o vice-presidente do Sintraf, Reginaldo Alencar, desde que as famílias de agricultores foram retiradas do Pontal para ser assumido pela empresa vencedora da licitação, o projeto está paralisado. “Além de causar prejuízo para a economia do próprio município, a desativação do Projeto Pontal tem atrapalhado nossos jovens, que, sem perspectiva de trabalho e renda no interior, vão se aventurar na cidade, provocando a falta de trabalhadores no campo”, disse.

 Pontal

O Projeto Pontal surgiu no fim do governo Fernando Henrique Cardoso, com a iniciativa do então deputado federal, Osvaldo Coelho. Planejado para seguir o modelo dos projetos Maria Tereza e Nilo Coelho, o Pontal terminou passando por várias reformulações sem êxito nos últimos 13 anos. Na reunião, Guilherme afirmou estar de acordo com a preocupação do sindicato e adiantou que defenderá na Câmara dos Deputados, em Brasília, o retorno para o antigo modelo do Pontal. “Faremos isso já a partir de janeiro”, disse o deputado que assumirá uma cadeira no parlamento no dia 1º de janeiro de 2017.

 Entrega simbólica

A presidente do Sintraf, Isália Damacena, aproveitou o encontro para entregar a Guilherme Coelho a carta de oficialização do sindicato como sendo único representante dos agricultores familiares em Petrolina. O edital de oficialização saiu no Diário Oficial da União em setembro, depois de sete anos de luta da entidade.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome