O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, em audiência com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, solicitou a permanência dos serviços de abastecimento de carro-pipa do Exército na zona rural de Pernambuco e propôs uma integração das Operações Pipa desenvolvidas pelos Governos do Estado e Federal nos 126 municípios pernambucanos em situação de emergência.
Jungmann afastou a possibilidade de possíveis cortes ou suspensão dos serviços por parte do Exército e assegurou a assistência não só para os pernambucanos, mas para os quatro milhões de nordestinos que dependem da Operação do Exército, informou a assessoria da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA).
Durante a audiência o ministro ainda explicou que a Operação Pipa deve ser encerrada este ano com um incremento de 15,3% – resultado de investimento estimado em R$ 1,06 bilhão. Ele ainda ressaltou que em 2017 os recursos devem ficar acima de R$ 1 bilhão e serão incrementados de acordo com a necessidade dos municípios em colapso.