Secretaria de Saúde de Juazeiro realiza palestra sobre aleitamento materno

0

15044702_1155336264501666_808886115_o

A equipe do Setor de Humanização da Secretaria de Saúde de Juazeiro realizou na manhã desta quarta-feira (16), uma palestra na sala de espera da Unidade de Saúde do bairro Jardim Flórida. A ação promoveu o acolhimento e a humanização junto às equipes de saúde, o público gestante e seus acompanhantes abordando o aleitamento materno e depressão pós-parto.

Na ocasião foi realizada uma roda de conversa com a Gerente de Controle Social, Carla Lorena Pesqueira que enfatizou a importância dos cuidados na
primeira infância e com a gestante. “Fizemos um trabalho de prevenção e
necessidade da família estar junto com a mãe e o bebê. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos usuários que utilizam a rede SUS e precisam deste acolhimento. A troca de experiência permite que a comunidade tire suas dúvidas e evite  muitas vezes, o acúmulo de doenças geradas pelo estresse e depressão”, explicou.

O enfermeiro da unidade Robério Queiroz, destacou a importância dessas
ações para a saúde dos pacientes. “Foi muito gratificante ver essas mulheres envolvidas na palestra. Nossa mensagem foi de cuidado e que elas amamentem seus filhos, porque o leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê e protege contra diversas doenças”, disse.

O educador físico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), William Lima, falou da importância das atividades físicas na gestação favorecendo tanto a criança como a mãe. “Fazer uma caminhada de 30 minutos é importante
para a manutenção da saúde da mãe e de seu filho.  Um exercício leve vai trazer benefícios como ajudar a regular a circulação, fortalece a musculatura e melhora a disposição da mãe”, pontuou.

As palestras tiveram o envolvimento de todos os profissionais, inclusive dos Agentes de Saúde que falaram da importância do aleitamento materno para o bom desenvolvimento da criança. A agente do bairro, Edineuza Silva, falou
do trabalho de casa em casa alertando a essas mulheres. “Nós temos um carinho muito grande com as gestantes do nosso bairro, procuramos saber se fez todos os exames e temos o cuidado com os recém-nascidos. Nosso trabalho é preventivo para que a família tenha mais qualidade de vida”, finalizou Edineuza.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome