Projeto ‘Clube de Cinema’ lota sala com alunos de Ensino Médio

0

foto-5

O Plenus Colégio e Curso encerrou o projeto ‘Clube de Cinema’ na noite desta quinta-feira (17) com o sentimento de dever cumprido. Isso porque durante o ano letivo de 2016, a instituição de ensino conseguiu lotar a sala de projeção com alunos da 1ª a 3ª série do Ensino Médio para assistirem a filmes clássicos e educativos.

A inciativa é realizada há 9 anos, com uma sessão por mês. Para alguns estudantes, essa é uma oportunidade de adquirir mais conhecimento. “Vemos filmes aqui que são bem diferentes dos que geralmente assistimos. E isso proporciona uma experiência maior para o nosso repertório cultural e acadêmico”, disse Manuel Teixeira, de 18 anos, que participou pela última vez do Clube de Cinema, depois de três anos. Em dezembro, o rapaz conclui o Ensino Médio.

Das 19h às 22h, na última quinta-feira de cada mês, o projeto exibe um longa-metragem que não está no circuito comercial de cinema. De acordo com o professor e coordenador do Clube, Genivaldo Nascimento, o Plenus faz acompanhamento do estudante durante o período que participa da iniciativa. Segundo ele, a escola observou avanços significativos nesses alunos. “Eles melhoraram muito em suas produções textuais, além, claro, de passarem a ter uma visão mais crítica da sociedade”, afirma.

Projeto

O ‘Clube de Cinema’ tem como objetivo fazer os estudantes compreenderem melhor o universo da sétima arte, além de propor uma visão crítica a esses jovens. Antes de iniciar a sessão desta quinta, a supervisora e uma das diretoras do Plenus, Denise Martarelli, falou com os alunos e os parabenizou por deixarem a sala cheia. “Vocês poderiam estar em outro local agora, mas preferiram ficar aqui, para compartilharmos do conhecimento, que não é formal, mas que agrega cultura”.

O filme escolhido para encerrar o ano foi o ‘Um dia de Cão’, clássico dirigido por Sidney Lumet e estrelado por Al Pacino. Lançado em 1975, o longa teve seis indicações ao Oscar, vencendo na categoria de melhor roteiro original. Para a estudante da 2ª série, Giovanna Barbosa, de 16 anos, o projeto é uma oportunidade de os jovens diversificarem seu interesse nas várias produções da Sétima Arte.

“Aqui assisto a filmes que geralmente não vejo no meu cotidiano e que é difícil de encontrar até mesmo na Internet”, disse a moça, que ainda completou: “Muitas vezes vemos gêneros que não estamos acostumados, e terminamos por gostar deles”, concluiu.

O projeto do Clube de Cinema continuará em 2017.

Clas Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome