Mês das Consciências Negras chega a sua VII edição no Vale do São Francisco

0

dvd-mandela-luta-pela-liberdade-dennis-haysbert-diane-kruger-212x300

Iniciado em 2010 o Mês das Consciências Negras se apresenta como um espaço de informação e formação dentro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Neste ano o tradicional Ciclo de Cinema que aquece os motores do Mês das Consciências Negras (MCN) voltou e em sua sétima edição, o homenageado, após a homenagem ao colossal Zózimo Bulbul, é ninguém mais e ninguém menos do que Nelson Mandela (1918-2013), uma das maiores lideranças políticas do século no mundo e na África. O primeiro filme trabalhado neste ano, no sábado 12/11 foi “Mandela: longo caminho para a liberdade” bem que poderia se chamar “Winnie e Nelson”.

Não haveria o Nelson que conhecemos sem o longo caminho percorrido por Winnie Mandela enquanto Nelson esteve preso pelo regime supremacista branco do apartheid da África do Sul. Há que se considerar inclusive tanto suas interseções como as diferenças de projeto e leitura política sobre o futuro da África do Sul no filme, tratado com muita maturidade e sem rodeios.

Filme dramático, de interpretações e fotografias belíssimas que valem por si mesmas, uma película a lançar luzes interessantes sobre as relações raciais no Brasil, que se costuma colocar como duas situações muito diferentes. Mas, depois de assistir a película, nossa empatia se dará apenas com Nelson Mandela ou com os Mandelas? Com Nelson ou com as mulheres e os homens negros da África do Sul?

No sábado, 19/11, às 17:30, no mesmo local (Prédio de Artes Visuais, no hall), foi exibido Nelson Mandela sendo interpretado por outro grande ator, Dennis Haysbert em “Mandela: Luta pela Liberdade”, em direção de Bille August e dia 26/11,17h30 (sábado) Sessão “Invictus” (2009), duração 2h14min

PÚBLICO-ALVO: Estudantes e professores de todos os níveis de ensino, movimentos sociais negros, movimentos sociais em geral, sociedade e imprensa.

Esta edição além da tradicional mostra de filmes, terá duas mesas e manterá a realização de inscrições quer para apresentação de trabalhos acadêmicos (graduação e pós-graduação), quer para a apresentação de relatos de experiências de lideranças e integrantes de movimentos sociais negros em suas várias vertentes.

Interessad@s em atuar como monitores podem se inscrever clicando aqui até 26/11/2016.

As inscrições para ouvintes poderão feitas online, gratuitamente, até 02/12/2016 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc9insE6-t0PyIUrtdDhmqoxs63C7SjuuC_LvJ7G-dFGrjj8Q/viewform, você se inscreve gratuitamente para apresentação de trabalhos (também até 02/12/2012). Após o preenchimento dos dados básicos, é preciso preencher, diretamente no formulário, um resumo de até 1000 caracteres.

Prof. Nilton de Almeida Araújo.

Coordenador do ETC/C. Sociais – UNIVASF

Coordenador do VII Mês das Consciências Negras – Áfricas e Brasil Africano.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome