As obras da segunda etapa da Requalificação Urbana do Centro Comercial de Juazeiro na Praça Cordeiro de Miranda, mais conhecida como Praça São Tiago Maior, estão bastante adiantadas e já apresentam mudanças no cenário central da cidade.
“Passo aqui todos os dias para ir ao trabalho e já noto mudanças significativas. A praça ganhou mais espaço, o piso em um único nível nos deu mais visibilidade para o rio. Está ficando muito bonita a praça e todo o centro da cidade”, destacou a comerciária, Jackeline Rodrigues.
De acordo com Samuel Ferreira, encarregado da empresa responsável pela execução da obra, cerca de 78% do piso em intertravado já está executado, e 65% da obra está concluída. “Os serviços estão bem adiantados e em poucos dias concluímos a execução do piso intertravado. Já executamos o espelho d’água onde ficará o monumento do São Tiago Maior”, destaca Ferreira acrescentando que para concluir os serviços faltam ser executados o meio fio do estacionamento, o piso tático e o acabamento do espelho d’água. “Tudo está correndo dentro do nosso cronograma e até o início de dezembro concluímos a obra”, declara o encarregado.
Para a comerciante Liliane Carvalho, dona de um restaurante situado na praça há pouco mais de dois anos, a requalificação do centro comercial traz melhorias tanto para o comércio como para o lazer do juazeirense. “A obra ainda nem concluiu e já trouxe mais visibilidade para o nosso comércio, a estrutura anterior da praça escondia o nosso estabelecimento, tinha pouca iluminação e agora tudo está ficando diferente. Estamos aguardando ansiosos a conclusão para ver o resultado final que com certeza vai ficar muito bom”, declarou a comerciante.
Segundo Jorge Barboza, titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDUH, secretaria municipal responsável pela fiscalização da obra, outro ponto de destaque da obra na Praça Cordeiro de Miranda é a preocupação do município em promover o plantio de novas mudas para substituir as árvores que foram suprimidas durante a obra. “No decorrer da obra foi necessária a remoção de duas árvores, uma estava condenada, e a outra por conta da remoção de um piso elevado que tinha na praça. Fizemos tudo dentro da legalidade em parceria com os órgãos competentes e apoio da SEMAOP. Hoje já efetuamos o replantio de seis novas mudas da espécie Leucena para substituir”, pontuou Barboza.
A segunda etapa de Requalificação Urbana do Centro comercial compreende quatro eixos de ação: reforma e ampliação do Camelódromo e entorno, com a construção de um anexo do prédio, a realocação das lanchonetes e uma nova praça de alimentação; recuperação da Praça Cordeiro de Miranda e construção de calçadão; construção do Calçadão da Travessa Josino Ribeiro (Casas Bahia até a ACIAJ), e construção do Calçadão da Travessa Benjamim Constant (Praça Misericórdia até Oscar Ribeiro).
Por Gardennia Garibalde/SEDUH