Após quase 40 dias, o movimento OcupaUneb deliberou pela desocupação dos prédios do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e pelo retorno das atividades acadêmicas a partir de segunda-feira (28). A decisão foi tomada durante assembleia estudantil que aconteceu neste sábado no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais – DTCS.
O movimento já tinha definido, em reunião com o Diretor do DTCS, Jairton Fraga, que iria liberar o funcionamento administrativo do departamento. Durante a conversa, foi construído também um documento pontuando as reivindicações estudantis e o diretor do departamento assinou um termo em que se compromete a realizar as demandas encampadas pelos estudantes/ocupantes.
Ocupação
Os estudantes ocuparam a instituição no dia 18 de outubro, em protesto contra a aprovação da PEC 55 (antiga PEC 241), que congela os gastos públicos por 20 anos e irá comprometer os investimentos em setores como educação e saúde, bem como reivindicavam melhorias para o Campus III da UNEB.
Estudantes do curso de agronomia, que também eram contrários a ocupação, romperam a ocupação no campus e voltaram às aulas na última quinta-feira (24). Para isso contaram com o apoio de alguns professores que ministraram as aulas, ao ar livre, embaixo de uma árvore, já que as chaves das salas estavam em poder dos estudantes da ocupação.