Secretaria de Saúde e Educação enviam Termo de Responsabilidade para pais de alunos em combate ao Mosquito da dengue

0

15233644_1165313733503919_173758384_o-copia

A Secretaria de Saúde de Juazeiro em parceria com a Secretaria Municipal de Educação enviou um termo de responsabilidade para pais de alunos da rede municipal com o objetivo de reduzir a proliferação do mosquito da dengue e ajudar o estudante a realizar ações preventivas que visem à redução dos criadouros de mosquitos no ambiente domiciliar e na vizinhança.

A importância desse termo é chamar atenção dos pais junto com seus filhos, no sentido de que todos contribuam com a redução de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Na semana passada profissionais do programa Estratégia da Saúde da Família, com participação de enfermeiras e Agentes Comunitários de Saúde visitaram a escola Nossa Senhora das Grotas, no bairro Alagadiço realizando ações educativas de combate à dengue.

Tatiane Malta ressaltou a importância do termo lembrando que: “O combate à dengue é dever de todos, e não apenas do setor público. Estamos juntos com a escola para conscientizar os alunos e convocar os pais nessa luta. As crianças são fundamentais no processo de combate, pois ao se tornarem multiplicadores das formas de prevenção da doença vão chegar a suas casas e mobilizar os pais”, enfatizou.

O mosquito Aedes aegypti é o responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Ele precisa colocar seus ovos na água. Antes, pensava-se que eles só gostavam de água limpa, mas o mosquito gosta de água parada, independente da limpeza. O ideal é evitar o acúmulo de água parada. Os ovos podem resistir por até 450 dias nos locais onde foram depositados. Isso é uma grande vantagem para o mosquito, pois permite que os ovos sobrevivam por muitos meses em ambientes secos, até que o próximo período chuvoso e quente propicie o surgimento do mosquito.

O Aedes aegypti prefere cantos e locais escuros, por isso fica atrás das portas, do sofá, da geladeira, armários, embaixo de escrivaninhas etc. O importante é eliminar os criadouros do mosquito, para que ele não circule.

Para prevenir o aparecimento do Aedes aegypti é necessário alguns cuidados simples como guardar garrafas sempre de cabeça para baixo e não deixar pneus velhos ou objetos que possam acumular água expostos à chuva; colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, escovar os vasos por dentro com água e sabão quando for trocar a água, pois os ovos do mosquito aderem às paredes dos recipientes, as caixas, tonéis e barris d’água, além de latas de lixo, devem ser mantidos bem fechados; entre outros.

CASOS EM JUAZEIRO

No ano de 2015 foram confirmados 443 casos de dengue. Este ano, até o mês de outubro 256 casos foram registrados. Da Chikungunya foram 8 casos confirmados em 2014 e em 2015 foram 17 (11 descartados e 6 em investigação), da Zika 06 casos suspeitos em 2015, mas todos foram descartados e 01 caso em 2016.

Os dados atuais são diferentes do ano de 2008, quando Juazeiro teve uma epidemia e foram notificados 4.476 casos de dengue e 2.967 confirmados.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome