As escolas estaduais irão promover, no dia 6 de dezembro, 12 horas seguidas de atividades para integrar as escolas, as famílias e a comunidade local. Trata-se do “#TransformaÊ: Virada Educacional Bahia”, que será realizado simultaneamente nas escolas da capital e do interior. Através da iniciativa da Secretaria da Educação do Estado serão realizadas atividades como oficinas, debates, exibição de filmes, intervenções sociais, revitalização de espaços, exposições artísticas, jogos educativos e apresentações culturais.
As escolas estaduais já estão sendo mobilizadas e se preparando para a atividade que possibilitará a troca de experiências, a apresentação de projetos de arte, esporte, cultura, ciência, inovação e empreendedorismo que são desenvolvidos durante o ano letivo 2016, promovendo o protagonismo estudantil. Além disso, o #TransformaÊ irá oportunizar discussões sobre potencialidades e metas para o Ano Letivo de 2017. Todas as ações têm como foco a valorização da escola pública e uma das perspectivas é a de que o evento também fortaleça, nos estudantes, o sentimento de pertencimento da escola pública como um bem de todos, fazendo com que contribuam com a preservação do patrimônio público.
Concurso cultural – Como desdobramento da iniciativa, em dezembro será lançado o Concurso Cultural “#TransformaÊ: eu vivi”. Para participar, os estudantes deverão enviar uma fotografia registrada durante a Virada Educacional Bahia e que represente o #TransformaÊ. Será escolhida uma fotografia por cada um dos 27 Territórios de Identidade para compor o “Livro da Virada”. A Comissão de seleção será composta por membros da Secretaria da Educação e outras Secretarias.
Outra ação importante é a elaboração de uma Carta Aberta pelas unidades escolares. Alinhados ao plano de ação dos/as líderes de classe e ao plano de gestão, a comunidade escolar deverá elaborar uma Carta Aberta com princípios e metas a serem atingidas durante todo o ano letivo de 2017. Formação de Grêmios Estudantis, difusão da cultura local e aumento da taxa de matrícula, servem como exemplos de desafios a serem concretizados.
Programação – No NRE 10, muitas unidades escolares vão fazer parte desta iniciativa, uma delas é o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Juazeiro, que já está cuidando dos últimos detalhes para proporcionar um evento de muita qualidade para todos que participarem desta experiência.
Núcleo Regional de Educação – NRE 10 Sertão do São Francisco