Segundo informações de uma leitora do Portal Preto no Branco, que não quis se identificar, a Prefeitura de Casa Nova-BA vem atrasando salários dos professores e demais trabalhadores em educação, mesmo sem haver atraso nos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).
Ainda de acordo com a leitora, esses atrasos se intensificaram após a derrota do atual Prefeito, Wilson Freire Moreira (PMDB ), nas eleições municipais deste ano. “No mês de outubro, alguns professores receberam no final do mês, outros até o 5º dia útil e os funcionários apenas dia 10. No mês de novembro, alguns receberam dia 30/11, outros no 5º dia útil e muitos professores e funcionários não receberam até hoje. Em outros casos, alguns professores que possuem regime de 40 horas, até aqueles que possuem dois Concursos Públicos, receberam apenas por 20h semanais”, declarou a leitora.
A leitora ressaltou que também há atrasos nos Pagamentos do Transporte Escolar e falta de Merenda Escolar, mesmo a Prefeitura tendo recebido recursos no valor de R$92.400.000,00 dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) e os repasses referentes à repatriação. “Mesmo assim a prefeitura argumenta que não há recursos. Há alunos que pagaram R$ 15,00 por semana para chegar às escolas, além de o Calendário Letivo não ter sido cumprido devido aos problemas acima elencados que por sinal, foram denunciados ao Ministério Público por este sindicato e mesmo assim, nada foi feito para a resolução do problema”, acrescentou a leitora.
A APLB de Casa Nova já enviou diante de todos esses problemas ofícios à prefeitura solicitando informações acerca dos problemas, mas não obteve respostas.”A direção da APLB reunida nesta quarta-feira (07), decidiu encaminhar mais uma vez documentos ao prefeito e secretários de Educação e o de Finanças, alertando-os que, caso não nos seja dada uma resposta urgente, solicitaremos o bloqueio dos recursos até segunda-feira, já que se a prefeitura não consegue pagar uma folha, não há como pagar três, que são, salário de novembro, de dezembro e décimo terceiro salário, além do terço férias que deverá ser pago até o início de Janeiro”, concluiu a leitora.
O Portal Preto no Branco abre o seu espaço para a Prefeitura de Casa Nova-BA se pronunciar sobre a denúncia.