Criar um espetáculo de dança é um trabalho complexo, passa por diversas experimentações de movimentos corporais e referências visuais. No sábado (17), o público pode participar do processo criativo do espetáculo Sentimentos Gis, em um ensaio aberto, que será realizado no Teatro Dona Amélia, às 19h.
O trabalho é fruto de uma pesquisa cênica que o bailarino petrolinense Cleybson Lima começou em 2012, investigando o corpo a partir das discussões de gênero, trazendo a figura da travesti/transexual para a cena. “O que me move falar disso é questionar as pessoas sobre esse universo. É um tema atual, quero saber o motivo delas serem marginalizadas, coisa que acontece tanto”, explica o criador.
O nome da obra faz referência a transexual Gis, principal inspiração, mas a criação amplia essa temática, pensando na sociedade atual. Após o ensaio aberto, o público é convidado para uma conversa com a equipe, onde pode contribuir com suas impressões.”A intenção de fazer um ensaio aberto é ter realmente uma troca com o público, ouvir o que ele tem a falar sobre o que a gente está construindo”, pontua Lima.
Com direção de Thom Galiano e dramaturgia de Lennon Raoni, “Sentimento Gis” ainda conta com Luisa Magaly na trilha sonora original, Fernando Pereira na iluminação, Maria Agrelli no figurino, Herbert Junior no designer gráfico e Nilzete Miranda na produção. Este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 e esse primeiro ensaio aberto integra a programação da Mostra 14 de dança, que tem programação até o domingo (18). Mais detalhes no site www.mostra14dedanca.livreh.com
Virabólica