Uma leitora, que preferiu não se identificar, entrou em contato com o Portal Preto no Branco para denunciar a ação de um suposto falsificador de dinheiro. Em um anúncio, enviado por capturas de tela de celular feita pela leitora, um homem identificado nas redes sociais como Caio Tavares, aparece oferecendo notas falsas em um grupo de compra e venda do Vale do São Francisco.
A publicação informa que as notas são as melhores do mercado e tem ótima qualidade. O suposto falsificar informa ainda que as notas são feitas em papel moeda e até no próprio papel dinheiro.
O anúncio diz ainda que as vendas são realizadas pelo aplicativo de mensagem WhatsApp, atráves do número 7198137-6487, e que as entregas são feitas via sedex em todo o Brasil. A leitora informou que já denunciou a publicação ao Facebook.
Falsificar, fabricar ou alterar moeda metálica ou papel moeda de curso legal no país ou no estrangeiro é crime previsto no artigo 289 do Código Penal. A pena varia de três a 12 anos de prisão e multa. Estará sujeito à mesma pena quem importar ou exportar, adquirir, vender, trocar, ceder, emprestar, guardar ou introduzir na circulação moeda falsa. Mesmo tendo recebido de boa fé, comete crime, com pena prevista de seis meses a dois anos e multa, quem a recebe e a mantém em circulação, repassando a outros.
Em 2015, foram 22.301 notas falsificadas retidas, a menor quantidade para o período de um ano desde 2008, quando o BCB passou a divulgar.
Ao Banco Central, chegam notas falsas recolhidas em suas sedes e em agências bancárias espalhadas pelo país, além das falsificações apreendidas em operações da Polícia Federal. Tudo fica guardado no BCB à disposição da Justiça.
Saiba identificar notas falsificadas
As cédulas têm elementos de segurança que certificam sua veracidade. Todos as informações sobre a primeira família e a segunda família do Real estão disponíveis no site do Banco Central do Brasil.
As 11 características das notas de 2 e 5 reais da primeira família são marca d’água, fibras coloridas, impressão em alto-relevo, fundos especiais, microimpressões, registro coincidente, numeração, imagem latente, marca tátil, fibras luminescentes e microchancelas. As notas de 10, 20, 50 e 100 reais possuem um décimo-segundo elemento: o fio de segurança.
As cédulas da segunda família até oito elementos de segurança, dependendo da nota. Em todas, há marca d’água, quebra-cabeça, número escondido, microimpressões, alto-relevo e elementos fluorescentes. Faixa holográfica há apenas nas de 50 e de 100 reais. Número que muda de cor, nas de 10 e 20 reais. Fio de segurança, nas de 10, 20, 50 e 100 reais.