Coelba cobra taxa de doação na fatura de energia sem autorização do consumidor

0

Consumidores reclamam de uma taxa que vem sendo cobrada na conta de energia sem a devida autorização. A reclamação chegou ao Preto No Branco, através de um leitor que não quis se identificar. Segundo ele , quando foi conferir a sua conta de energia encontrou uma taxa no valor de cinco reais como sendo para doação a LBV, Legião da Boa Vontade, entidade brasileira de assistência social. Ele afirma que não autorizou a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) a incluir sua conta nesta campanha de doação e sequer foi consultado pela concessionária de energia.

Esta não é a primeira vez que a Coelba pratica esta cobrança indevida. Em abril deste ano, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) autuou a companhia  por cobranças indevidas a consumidores em faturas de conta de energia, relativas a doações para instituições filantrópicas.

Na época,  o Procon informou que a empresa foi autuada após ser notificada e não prestar esclarecimentos sobre as cobranças. “O fornecedor responderá por processo administrativo e, depois da defesa e do contraditório, poderá ser penalizado, através de multa de R$ 400 a R$ 6 milhões. Qualquer débito referente a convênios na fatura de energia só poderá ser feito com a autorização do consumidor”.  A reclamação do leitor serve de alerta para os demais consumidores. Verifique sua fatura e caso conste esta taxa, sem a sua autorização, peça  o cancelamento da doação através dos canais de atendimento da empresa ou encaminhe a sua reclamação ao Procon.

Até o fechamento da matéria não conseguimos contato com a companhia.

 

Da redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome