Na manhã de ontem (4), o Portal Preto no Branco divulgou a denúncia de uma leitora, sobre uma taxa de condomínio no valor de R$ 13,00, que está sendo cobrada aos moradores do Residencial Juazeiro I, localizado no bairro Itaberaba em Juazeiro-BA. O portal procurou a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura para esclarecer o caso.
Segundo o órgão municipal, o município não pode interferir no processo que foi coordenado pela Caixa Federal. A prefeitura também explica que os beneficiários ficam cientes que o sistema será adotado no momento da assinatura do contrato. Já de acordo com a Caixa, os pagamentos dos boletos serão suspensos, pois em Janeiro de 2017 deverá ocorrer nova assembleia de moradores para discutir o tema.
Mas a leitora contestou as explicações dadas pelos dois órgãos. Segundo a leitora, a maioria dos moradores não participaram das assembleias e nem foram informados da cobrança da taxa. “Lançaram papéis nas nossas casas informando sobre a assembleia, mas muitos moradores, assim como eu, saem de suas residências para trabalhar às 6h e só retornam depois das 21h. Então, a maioria dos moradores só tomou conhecimento do fato quando as cobranças chegaram”, relatou a leitora.
A moradora reclamou também sobre o processo de eleição do síndico do residencial que faz parte do Programa Federal Minha Casa Minha Vida. “Nós não temos acompanhamento de nenhum síndico. Aproveitaram as poucas pessoas que participaram da assembleia e botaram para elas assinarem uma folha em branco informando que era a frequência, mas na verdade usaram essas assinaturas para escolher um síndico”, denunciou a leitora.
A leitora informou ainda que os moradores vão procurar o Ministério Público e fazer um Boletim de Ocorrência na Policia Federal para tentar resolver a situação. “O que nos incomoda não é o valor, mas a falta de respeito que tiveram ao não nos comunicar sobre essa cobrança e nem sobre a eleição. Botaram como síndico uma pessoa que não foi escolhida pelos moradores e que nos faz ameaças”, concluiu a moradora.