No início desta manhã, o Portal Preto no Branco publicou a reclamação encaminhada pelo leitor e colaborador Marilson Souza, sobre a situação que algumas mães estão enfrentando para conseguir vagas nas creches municipais de Juazeiro-BA, para suas crianças. De acordo com a denúncia, as pessoas então passando a madrugada em filas formadas na frente das instituições para garantir o direito à creche.
Muitas mães, que não tinham com quem deixar os filhos pequenos, levaram crianças, na tentativa de conseguir uma vaga. As cenas foram flagradas em creches do bairro Itaberaba e Quidé.
Através de nota, a Secretaria de Educação informou que não faltam vagas nas creches, mas muitas pessoas estão querendo vagas em uma determinada unidade, que assim como as outras, tem um limite de capacidade de atendimento.
Veja a nota na íntegra:
NOTA: A Secretaria de Educação esclarece que não faltam vagas nas creches. O que está acontecendo é que muita gente está dando preferência a uma determinada unidade e uma única EMEI não tem como comportar toda a demanda. Cada unidade tem seu limite de capacidade de atendimento. Além disso, tanto pela qualidade das creches municipais quanto pela migração de crianças da rede particular, houve um aumento na procura este ano. Mas a SEDUC informa ainda que, não encontrando vaga em uma unidade, os pais podem se dirigir a outra creche. É importante ressaltar que de 2009 para cá a prefeitura de Juazeiro aumentou a oferta de vagas passando de 3 mil para mais de 10 mil.