Biblioteca Municipal de Juazeiro(BA) está fechada e estudantes reclamam

0

O Portal Preto No Branco recebeu a reclamação de algumas pessoas de Juazeiro(BA), dando conta que, desde o dia 29 de dezembro do ano passado, a Biblioteca Municipal foi fechada e até hoje está sem funcionar.

A nossa produção foi hoje(10) pela manhã conferir a informação e encontrou o equipamento cultural fechado para a comunidade e com apenas um funcionário na porta, que confirmou o fechamento do espaço neste período.

A Biblioteca Municipal de Juazeiro funciona no antigo prédio da Associação Comercial e é gerida pela agora Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.

” Além de funcionar precariamente, sem estrutura e ter um déficit no seu acervo, a situação da biblioteca de Juazeiro, que agora foi fechada assim sem nenhuma comunicação ao público, demonstra o total descompromisso do poder público com a cultura, com o acesso ao conhecimento. Juazeiro, que ostenta a fama de “cidade cultural”, precisa rever sua política cultural em todos os aspectos. Precisamos de uma biblioteca digna, que funcione plenamente, que desenvolva projetos de incentivo a leitura. Há muito tempo a biblioteca de Juazeiro não recebe a devida atenção do poder público. Isso é histórico. Pedimos que esta nova gestão resolva este problema de uma vez por todas. Temos aqui um público leitor, que pesquisa, busca o conhecimento e devemos ampliar este público”, desabafou um estudante que preferiu não se identificar.

O período das férias escolares/acadêmicas é a oportunidade que diversos estudantes esperam para pôr as leituras em dia ou até iniciar o hábito. Também é bom lembrar que, principalmente, graduandos e pós-graduandos em período de finalização do curso, precisam da biblioteca funcionando para adiantar suas pesquisas e elaborar os trabalhos de conclusão.

O período de férias, em muitas bibliotecas país a fora, é utilizado para desenvolver projetos de promoção e incentivo à leitura. Também é quando os usuários do serviço procuram as bibliotecas para pegar livros emprestados. Manter o equipamento cultural funcionando nas férias não é custo, é investimento no conhecimento e formação de leitores.

Fica a sugestão!

Já encaminhamos a reclamação para a prefeitura e aguardamos resposta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome