Uma parceria entre as Secretarias de Cultura, Turismo e Esporte, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, além da Secretaria de Obras vai realizar um projeto de revitalização da Orla de Juazeiro para dar mais visibilidade ao Rio São Francsico – o maior cartão postal da cidade. Nesta quarta-feira, 11, os representantes de cada pasta reuniram-se para detalhar o projeto e dar início ao trabalho.
“As algarobas estavam transformando as margens do rio em uma floresta prejudicando a segurança de quem frequenta a Orla e gerando reclamações por parte das pessoas”, explica Maurício Dias, superintendente da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte.
Com autorização dada pela gerência de fiscalização ambiental da prefeitura, as árvores da espécie algaroba já começaram a ser derrubadas. “Como as algarobas são plantas invasoras que não permitem que a vegetação nativa possa nascer, serão retiradas e substituídas por mata ciliar. Também estamos podando algumas galhas de outras árvores, para dar melhor visibilidade do rio e ajudar na questão da segurança para a população. Tudo está sendo feito dentro das normas ambientais”, garante o agrônomo Hudson Moreira Junior.
“Além de bonita, a orla ficará mais segura e com mata ciliar preservada. Queremos terminar a primeira etapa antes do carnaval, para que nosso cartão postal esteja visível a todos que irão participar da festa”, disse Celso Leal, secretário de Serviços Públicos.
O senhor Eurico Ferreira Francelino, um juazeirense apaixonado pelo rio São Francisco estava observando o trabalho da prefeitura e parabenizou a ação. “A gente que senta aqui todo dia ficava se perguntando porque não davam um jeito nessa floresta que se formou na beira do rio. Agora já está uma beleza. Toda a equipe responsável está de parabéns”.
“Nosso interesse é cumprir o que o Prefeito Paulo Bonfim prometeu, de mudar a cidade ainda mais e de avançar no trabalho. Se minha equipe, que é capacitada, tem uma ideia e essa não depende só de nós, nos reunimos e conseguimos pensar no que é melhor para a população. O trabalho segue em frente e estamos convictos de que esse projeto será um grande sucesso”, conclui o secretário Sérgio Fernandes.
Ascom