O governador da Bahia, Rui Costa, sancionou o projeto de lei que determina a Festa do Vaqueiro de Curaçá Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade. O projeto de lei foi criado pela deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) e aprovado na Assembleia Legislativa (AL-BA) no fim de 2016.
Apenas três pontos foram vetados por Rui Costa. O parágrafo único, o qual previa que o Estado arcará com os custos da organização da festa, o artigo segundo que transferia para o Estado “a responsabilidade pela ampla divulgação” do evento e o artigo terceiro que estipulava que as despesas da festa seriam arcadas pelo governo estadual.
A Festa do Vaqueiro de Curaçá tem sua origem no ano de 1953, e foi idealizada pelos moradores da cidade com o objetivo de homenagear o centenário do município. A festividade é considerada uma das maiores manifestações culturais da região do Vale do São Francisco, reunindo centenas de pessoas, entre vaqueiros, homenageados da festa, moradores da região e turistas de todo o Brasil.
Da redação: Fernanda Marins