Para controlar e intensificar a fiscalização nos transportes coletivos de Petrolina, a Autarquia Municipal de Mobilidade Urbana (AMMPLA), orienta os usuários em relação ao monitoramento dos veículos. O órgão possui um sistema de GPS que acompanha, em tempo real, o percurso de todos os ônibus que circulam no município.
O gerente de tecnologia da AMMPLA, Jailson Gama, ressalta que o programa utilizado hoje permite que o órgão tenha todo o controle da frota do transporte coletivo. ” A gente sabe o horário que o veículo está saindo do terminal e o tempo do percurso. Havendo qualquer alteração no itinerário, todas as informações são registradas”, explicou.
Com uma tecnologia de ponta, utilizado apenas em algumas cidades do Brasil, a exemplo de Salvador e Recife, o sistema de monitoramento funciona 24h. Jailson destaca que os atrasos registrados em Petrolina não ultrapassam 30 minutos. As causas variam entre acidentes, falha mecânica ou congestionamentos de vias. Porém, segundo ele, a sensação de espera, para o passageiro, que está no ponto de ônibus, é bem maior.
“Nós já realizamos um estudo sobre permanência em ponto de ônibus e ficou constatado que a sensação de tempo é muito maior que a realidade, por isso, que as vezes a gente tem reclamações de uma, duas horas de espera. Quando na verdade, a pessoa ficou no máximo 30 minutos”, frisou.
A AMMPLA orienta que caso ocorra alguma irregularidade é importante o passageiro registrar o número do veículo, local, horário e data. ” Com essas informações a gente pode fazer o levantamento e emitir a notificação da empresa”, destacou.
Aplicativo
Outra dica para quem depende de transporte coletivo em Petrolina é baixar o aplicativo ‘CittaMobi’. É gratuito e transmite, em tempo real, através de GPS, a localização dos ônibus que fazem linha na cidade.
Através da tecnologia, os passageiros vão saber o tempo estimado de chegada dos ônibus aos pontos de embarque e desembarque e ainda traçar um percurso desejado.
Ascom