Exclusivo: PM baiano desabafa: “Policiais são executados e o governo dita corte de cabelo”

10
Um Policial Militar da Bahia enviou ao Preto No Branco o seu desabafo em relação ao Governo Rui Costa, que segundo o militar não protege os seus servidores e não tem adotado um plano de segurança eficaz que faça frente a criminalidade crescente no estado, deixando os policiais expostos à violência.
Temendo represálias, o policial nos solicitou que preservássemos a sua identidade.
Leia a nota na íntegra: 
Um governo desgovernado. Assim é o governo de Rui Costa (PT), principalmente na área de segurança pública. Enquanto servidores públicos morrem, o governador juntamente com o comandante geral lançam uma portaria do padrão estético (PORTARIA n º 001-CG/2017). Não bastasse a opressão de um Estatuto arcaico e desumano, agora o policial militar precisa entre outras coisas, comprar um relógio de pulseira metálica quando estiver fardado, ou então obrigatoriamente cortar o cabelo a cada 30 dias (o comando geral deve lançar uma caderneta de anotações de corte de cabelo) ou então  ter o bigode aparado 2,0mm (haverá uma régua?) acima da linha do lábio superior.
Somente nos primeiros 20 dias do mês de janeiro, 05 policiais militares e 01 bombeiro foram mortos por bandidos, é saldo da carnificina contra servidores públicos na Bahia da propaganda enganosa do governador. Um governo que ao longo da sua gestão não apresentou um plano de segurança pública que realmente fosse executado, um governo que não protege os seus servidores das sanhas dos marginais.
A ausência de um efetivo plano de segurança é refletida não somente na morte sistemática de policiais e bombeiros, mas na segurança e no bem estar de toda sociedade. A análise global do cenário da segurança na Bahia aponta claramente alguns problemas estruturais de forte impacto na situação atual da criminalidade. O sistema institucional tem se mostrado ineficaz para conter a escalada da criminalidade que assola a sociedade, demandando urgentes e enérgicas medidas estruturantes e de combate efetivo ao crime, nas suas mais variadas manifestações.
Enquanto as unidades militares estão com as suas estruturas físicas comprometidas, viaturas sucateadas ou sem combustíveis, armamento obsoleto, policiais sem coletes balísticos ou fora da validade, viaturas e policiais servindo as empresas de seguranças de valores, cidades com um efetivo de 02 policiais (exatamente dois no município de Saúde), policiais adoecendo por conta da atividade que exercem. O governador da propaganda anda bem protegido, seus familiares dispõem de segurança 24 horas;  helicópteros a disposição, os amigos de partidos nomeados para cargos sem competência ou para fugir das manhas da justiça.
A tragédia que aconteceu na cidade de Bom Jesus da Lapa, quando dois policiais recém-formados foram mortos de forma covarde e com requintes de crueldade, por cerca de 40 bandidos armados, demostra claramente que o comando geral e o governo fazem pouco caso com a vida dos policiais militares. O governo sabia que uma quadrilha fortemente armada estaria arquitetando ação contra instituições financeiras daquela cidade, mesmo assim o comando não cuidou da segurança do efetivo presente na cidade.
Enquanto isso, a PORTARIA n º 001-CG/2017 reza que o policial deve ter as unhas cortadas e mantidas na altura da falange distal, devidamente limpas, podem ser feitas e pintadas com esmalte incolor/base.

 

Da redação

10 COMENTÁRIOS

  1. Realmente…Como os Policiais podem prestar um serviço de segurança a Socidesde, se nos mesmo não temos condições e amparo para editar tal serviço!!!!!

    • manoel.r.bdossantos@Gmail.com

      Sou Bacharel em direito .Isto foi uma opção minha. Por isso sei que para ter acesso a uma intrância ou estancia do poder legislativo ou judiciário, eu tenho que está vestido em traze florense. Quando eu optei pela função logo comecei a entender as normas de conduta e de apresentação de um operador de direito e concordei . Se eu quisesse seguir a função muito bonita e honrada eu poderia andar , me deslocar para o meu trabalho,de camiseta e bermuda que estaria tudo certo .Mais a minha função determina que eu tenha uma conduta e me aprese-te de forma diferente. . Você ao prestar concurso sabia que no militarismo é para homem e é diferente a conduta e comportamento social . Tá insatisfeito,pede para sair .Quem é policia temo militarismo na veia e se comporta como militar.. Beta 18 para Beta 1000

  2. Caramba, nunca vi um texto tão lúcido, e ao mesmo tempo lamentável por conta da situação. O pior é que o comandante geral e o governador vão cagar e andar pra essas situações, e pobre desse PM que escreveu esse texto se for descoberto

  3. eu, novamente ouvi do médico”vou lhe encaminhar ao psicólogo” médico gastro. as minhas dores ou insatisfações parecem não ter fim. somos punidos dentro e fora da instituição. por que punidos? não temos equipamentos individuais, as viaturas carecem de combustível, o efetivo é totalmente insuficiente para as ocorrências, para o tamanho da população que temos, o salário é uma negação e nossos direitos presentes e futuros sendo roubados, dilacerados por marginais politizados e ainda, temos de ser: homens de aço, funcionários padronizados, dentro dessa conjuntura eu me sinto ferido, magoado como tantos outros colegas que sustenta a farda com dificuldade e grande dignidade para fazer o diferencial. só que tudo isso, está nos matando. somos seres humanos, somos e seremos e queremos ser bons exemplos e bons profissionais. meus principais morais e religiosos me impedem de enlouquecer e fazer absurdos. espero que Deus nos abençoe sempre… e renove nossos corações com alegria, paz e profissionalismo.

  4. É bom dar uma pesquisada antes de falar. Esse policial deve(ria) saber que o governo não tem nada a ver com isso. Quem dita (e qu ditou) normais referente à corte e cabelo e etc não foi o governo, mas sim, o comando da PM.

    Será que ele não sabe a distinção e diferença das coisas? Eu acho que sabe…

  5. oushe, esse policial, se é que foi policial que se manifestou mesmo, não leu o estatuto. o texto me parece sem um pingo de discrepância carregado de intenções políticas. Não é desse jeito que vamos melhorar a nossa polícia.

  6. As pessoas acima que deram sua opinião esboçando nem um pingo de respeito pelo que foi dito no relato de um pai de família, de um integrante da sociedade e de um ser humano, realmente, devem está vivendo no incrível mundo de “Alice no país das Maravilhas”. Infelizmente ainda existem pessoas que pensam de uma forma tão individual e egoísta. Acho que o colega so faltou acrescentar ao texto dessa forma: ” So quem vive com esse ” militarismo” que não dá em nada, saberá entender verdadeiramente o que estou falando”. Apoio e concordo plenamente com o autor do texto.

  7. Gostei do texto. É na verdade um desabafo. A ausência de identificação tira a credibilidade, ninguém sabe se é um policial, um político, ou alguém querendo dar publicidade virtual ao seu site, blogs… Uma crítica ao governo, fundamentada, e com dados estatísticos dos últimos anos, quem sabe comparando a anos anteriores, e a outros estados, seria mais informativo e confiável. E ninguém precisaria se esconder. Já vi denuncias bem mais fortes em vídeos e assinadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome