Na madrugada desta terça-feira (24), um homem identificado como Edgar José Gomes, conhecido como Edgar de Nó, foi encontrado morto em Juazeiro-BA. Segundo informações do portal de notícias L12 Sudoeste, ele seria um dos integrantes da quadrilha acusada de assassinar dois policiais militares, após uma tentativa de assalto a banco em Bom Jesus da Lapa-BA na madrugada desta segunda-feira (24). Edgar, que já teria matado dois policias em Pernambuco e um na Bahia, supostamente foi baleado no domingo, durante a troca de tiros e seu corpo descartado na cidade baiana, no decorrer da fuga. Ele era natural de Cabrobó.
Segundo informações do Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar (DCS), os soldados Everton Oliveira, 26 anos, e Gilberto Lemos Silva Júnior, 28, foram sequestrados e mortos pelos assaltantes após junto com a guarnição da 38ª Companhia Independente da Polícia Militar do município, tentarem impedir a ação da quadrilha.
Ainda de acordo com as informações, durante a troca de tiros, o soldado José Cardoso Pereira foi baleado e encaminhado a um hospital da região, mas passa bem.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), durante a ação criminosa, os suspeitos estouraram transformadores na entrada da cidade e fecharam as saídas de Bom Jesus da Lapa. eles também teriam até atravessado um caminhão para impedir o acesso ao município.
Uma guarnição do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que fazia rondas na região, também entraram em confronto com os assaltantes. Ainda de acordo com informações, durante a troca de tiros, um dos assaltantes, identificado como Marcelo Alves de França, conhecido como Célio de Laurita, de 38 anos Alves França, também foi atingido e morreu no local. Ele era natural de Cabrobó-PE.
Durante uma entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (24), o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Brandão, afirmou a importância da participação da comunidade na captura dos criminosos. “É importante que a comunidade participe da captura desses criminosos. Houve o confronto entre policiais e os bandidos, eles sequestraram uma guarnição nossa e mataram os policiais. Nós não vamos permitir esse tipo de ação. Vamos dar a resposta à altura com uma força tarefa. A Bahia foi o estado que mais reduziu os ataques às instituições financeiras”, declarou o comandante.
Sobre as investigações, ele declarou que em breve a polícia terá um resultado positivo.”A principio não sabemos a origem da quadrilha, ela chegou na cidade com vontade de cometer os crimes. Os bandidos foram infelizes na ação, mas acabaram atingindo dois policiais nossos. Temos o apoio do secretário de Segurança Pública, estamos fazendo uma operação com 350 policiais “, informou Anselmo Brandão.
A SSP-BA está realizando ma campanha nas redes sociais, iniciada nesta terça-feira, solicitando ajuda à população na busca dos assassinos. A ação, que visa a sensibilizar o público do município e de cidades vizinhas (inclusive de outros estados), ficará disponível no Facebook e WhatsApp da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da PM.
Quem tiver qualquer informação sobre os envolvidos nos homicídios pode entrar em contato com a polícia, pelos números de telefones de emergência da PM já conhecidos (190 ou 181) ou por meio do (77) 3481-5642.
O comandante de Policiamento Especializado, coronel Raimundo Lázaro, lembrou que todos podem contribuir com o trabalho policial de forma sigilosa. “Não é necessário a identificação para este tipo de informação”, ressaltou.
Integrantes da Força Tarefa da Secretaria da Segurança Pública, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e do Batalhão de Operações Policiais Militares (Bope), além das companhias independentes de Policiamento Especializado Cerrado e Semiárido, estão na região em diligências.