Compesa terá reajuste na conta de água a partir de março

0

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) encaminhou solicitação de aumento tarifário anual para análise e aprovação pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe). Se aprovado, a conta de água pode subir até 10%.

O pedido de reajuste foi entregue à Arpe na última sexta-feira, 27, e a expectativa é concluir a avaliação este mês para que entre em vigor a partir de março. O valor integral só será sentido nas contas de água a partir de maio. Pelas regras do reajuste, a Compesa pode aplicar 88% do acumulado anual do IPCA e 11,4% do IGPM.

Se forem levados em consideração apenas os índices de correção da inflação (IPCA e IGPM), a conta de água vai subir entre 6% e 8%. Mas a companhia apresentou outras planilhas de custos, que podem fazer o reajuste da Compesa ultrapassar os 10%.

Além dessa correção da inflação, a companhia inclui despesas que fizeram o custo da operação subir. O diretor de Regulação Econômico-Financeira da Arpe, Ricardo Fiorenzano, adianta que a Compesa apresentou justificativas como a crise hídrica para apontar o aumento nos custos. A conta de energia elétrica responde pelo principal custo da Compesa que deve anunciar os novos valores da tarifa em abril.

 

Com informações do JC Online

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome