Faça sua parte: Doe sangue e garanta o estoque para o período de Carnaval

0

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em Salvador, vem pedindo doação de sangue para atender à demanda do Carnaval, na capital e nas outras cidades do estado. De acordo com informações da fundação, o número de doações de janeiro deste ano caiu 12% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Neste período do ano, segundo a fundação, as pessoas perdem noites de sono ou ingerem bebida alcoólica, o que as torna fora do perfil de doador.

Pra doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), estar em boas condições de saúde, pesar mais de 60 quilos e não beber nas 12 horas que antecedem à doação. Não é necessário estar em jejum, mas ter dormido pelo menos seis horas antes de fazer a coleta do sangue.

Os homens podem doar a cada três meses e as mulheres a cada quatro. Conforme a Hemoba, todos os pré-requisitos são verificados antes da doação, com entrevista e exame clínico, e a coleta de sangue não oferece riscos à saúde, pois é feita com material descartável.

Em Juazeiro a situação é mais estável, segundo Cislene Bandeira, assistente social da unidade do Hemoba local. “Nosso estoque está baixo para O negativo, mas para os demais tipos está estável”, declarou Cislene.

No entanto, com a realização do carnaval de Juazeiro, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de fevereiro é preciso reforçar o estoque, já que aumenta a demanda de emergência para todos os tipos de sangue.

“ No ano passado houve um crescimento nas doações de sangue, devido as campanhas de conscientização sobre a importância da doação. Agora com o carnaval se aproximando chamamos os doadores para reforçar o estoque, principalmente do tipo O negativo para o estoque não faltar”, ressaltou a assistente social.

O Hemoba de Juazeiro, situado ao lado do Hospital Regional, no bairro Santo Antônio, atende a nove municípios da região Norte da Bahia. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30.

Da redação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome