Vapor do Vinho esclarece incidente ocorrido durante passeio na Barragem de Sobradinho no último sábado(28)

0

No último sábado(28) um grupo de 95 pessoas que fazia o passeio turístico “Vapor do Vinho” pelo Rio São Francisco, ficou preso no trecho da eclusa do reservatório de Sobradinho(BA) por cerca de 4 horas, gerando apreensão nas pessoas e também nos representantes da empresa que administra o roteiro. O Samu foi acionado, mas não houve pânico, nem danos aos passageiros. Funcionários da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que administra o reservatório de Sobradinho, foram acionados e solucionaram o problema, quando os portões foram abertos e a embarcação voltou a navegar no reservatório.

Na manhã de hoje(1) Rogério Rocha, administrador do “Vapor do Vinho”, concedeu entrevista ao Programa Palavra de Mulher/Rádio Cidade e esclareceu o incidente “O roteiro do vapor do vinho tem acontecido ao longo desses quase 6 anos e desde a inauguração nunca houve nenhum problema. No sábado passado quando chegamos na etapa da eclusagem, a embarcação entrou no canal, o portão subiu, o barco desceu na água que é escoada dentro do canal e na hora dos portões serem abertos houve uma falha, o que  causou uma certa apreensão.Um desnível que acabou não conseguindo ser resolvido pelos operadores de plantão, causou o problema e houve a necessidade de solicitar um especialista que estava de folga, justamente, nessa data. O operador chegou depois das 17h e logo tudo foi solucionado”, relembrou.

Ele conta que o Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados e prestaram assistência ao grupo “O Capitão Josemar do Corpo de Bombeiros entrou em contato com a gente e se ofereceu para a enviar uma equipe de salvamento, mas um Gerente da Chesf, por nome George , afirmou que não seria preciso. Daí mais uns 20 min conseguimos sair, sem que houvesse nenhuma vitima, graças ao bom Deus. O grupo de passageiros manteve a calma e mesmo assim houve o atendimento do SAMU que foi deslocado para prestar os primeiros socorros, observar se alguém passou mal, aferir a pressão de algumas pessoas”, relatou.
Rogério Rocha, disse que a eclusagem durante o passeio continuará sendo feita normalmente e que logo a Chesf deve fazer um serviço de manutenção ” Agora a gente aguarda o pessoal da Chesf abrir uma licitação, junto com o DNIT, para fazer as manutenções corretivas e preventivas em relação a eclusagem.

Jomar Benvindo, Presidente do Conselho Municipal de Turismo e membro da diretoria da Câmara Temática de Turismo Vale do São Francisco, também esteve presente no programa, ressaltou a importância do Vapor do Vinho para o turismo do Vale do São Francisco “O Vapor do Vinho é um produto regional, que desde a sua saída, no Vaporzinho, nosso ponto turístico, valoriza o potencial turístico regional. O roteiro pela vinícolas e pelo Rio São Francisco contemplam os municípios ribeirinhos e divulgam a nossa vocação para o turismo. Este incidente na eclusagem deve ser tratado com muito cuidado, para de repente não “queimar” um trabalho sério e importante como atividade econômica.  Não se deve fazer um marketing negativo, mas fortalecer, valorizar esse nosso produto regional e, para isso os municípios e a comunidade devem se envolver. Manter a eclusagem é papel da Chesf, assim como o estado e os municípios também tem as suas responsabilidades com este importante roteiro turístico”, concluiu Jomar.

No roteiro do Vapor do Vinho, que acontece aos sábados e domingos, constam visita a uma vinícola em Casa Nova(BA) e um passeio pelo rio, fazendo a eclusagem, com direto a almoço e som ao vivo na embarcação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome