Em Sento-Sé, no Norte da Bahia, iniciou nesta quarta-feira (01), a vacinação contra a febre amarela nos distritos do município. Foram destinadas 500 doses para a vacinação dos primeiros locais, o distrito de Piri, seguido do Piçarrão. Mais doses serão disponibilizadas para o restante da população do interior.
De acordo com o Secretário de Saúde, Luiz Rezende, por recomendação da Secretaria de Saúde do Estado, 45 municípios da Bahia será imunizado 100% do público alvo para campanha de febre amarela. “Sento-Sé está entre os municípios que receberam tal recomendação. Com o intuito de prevenir um futuro problema para população estaremos intensificando a vacinação em todo município, principalmente no interior, já que a febre amarela é de ciclo silvestre. É importante frisar que não existe alarme, que é uma medida preventiva”, afirmou.
A vacinação no interior de Sento-Sé seguirá as determinações da Secretaria de Saúde do Estado, onde contemplará pessoas de nove meses aos 59 anos de idade, depois dos 60 anos só com prescrição médica. Após a primeira dose aos 9 meses, recebe um reforço aos 4 anos, a partir de 5 anos quem já tem duas doses não precisa mais se vacinar e quem não tem, toma uma dose e reforço após 10 anos. Lembrando que não possuam doenças, como câncer, HIV positivo, não sejam alérgicas a proteína do ovo e a gelatina, não façam uso de medicamentos como corticoide, não sejam gestantes e não estejam amamentando.
Lívia Dalka Lopes, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, chama atenção da população, ” a vacinação não é campanha e sim rotina, é de forma seletiva, pois tem pessoas que já foram vacinadas e não precisam mais se vacinar. Precisam apresentar o cartão vacinação para ver se as pessoas já foram imunizadas anteriormente. Pois muita gente ja tomou as duas doses da vacina e já está imune. A superdosagem da vacina pode causar reações graves. São apenas duas doses a serem tomadas, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde”, concluiu.
Para receber a imunização, os moradores do distrito deverão estar munidos de documento de identidade. O atendimento vai acontecer das 08:00 – 12:00 e das 14:00 – 17:00 horas, nos postos de saúde e escolas no interior que não tem posto, até dia 20 de março. Mais informações pelo telefone do Setor de Vigilância em Saúde, na Secretaria de Saúde: (74) 3537-2592.
Segue o calendário de vacinação: