O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 será aplicado em dois domingos: 5 e 12 de novembro. Até então, a prova era sempre feita em dias consecutivos (sábado e domingo). O novo calendário faz parte das mudanças apresentadas nesta quinta-feira pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. A pasta submeteu o tema à consulta pública, que contou com 600 mil participações, para efetivar alterações no exame que é a principal porta de entrada para o ensino superior no país, com 8,3 milhões de inscritos no ano passado.
A opção de manter o Enem em dois dias, conforme antecipou a coluna Panorama Político, foi a preferida de 63,7% dos participantes da consulta pública, sendo 42,3% pela aplicação em dois domingos, mas 70,1% rejeitaram a proposta de que a prova fosse feita em computador.
Para o governo, ter a prova em computador acarretaria em economia com logística, impressão, fiscais, entre outros itens. Mendonça se disse surpreso com a opinião “conservadora” dos alunos, mas destacou que a mudança acontecerá no futuro ainda sem prazo definido.
O Globo