Contra taxa de lixo em conta do SAAE: População de Juazeiro se mobiliza mais uma vez para anular projeto de lei

1

Circula nas redes sociais a convocação dos consumidores juazeirenses que são contra a cobrança da taxa de coleta de resíduos sólidos na conta de água, para mais um manifesto. O movimento intitulado como “Acorda Juazeiro” está marcado para acontecer na próxima quinta-feira (20), a partir das 18h, com concentração na praça São Tiago Maior.

Entenda o caso:

Após o Portal Preto no Branco publicar o questionamento de um leitor, que percebeu uma cobrança de taxa de coleta de lixo no valor de R$ 12,07 em sua conta de água, outros moradores de Juazeiro-BA despertaram para a cobrança da tarifa e também começaram a reclamar da situação.

Clique aqui e veja a matéria

A matéria foi publicada no dia 14 de março e na ocasião, quando nossa reportagem esclareceu se tratar de um projeto de lei complementar votado e aprovado pela Câmara de Vereadores, no final do ano passado, em adequação a lei federal. O Projeto do executivo, enviado ao Legislativo pelo Ex-Prefeito Isaac Carvalho, diz que o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), nova nomenclatura do órgão, tem a competência de “Lançar, fiscalizar, arrecadar, cobrar judicial” ou extrajudicialmente as tarifas de água e esgotamento sanitário, além da taxa de coleta dos resíduos sólidos.

Clique aqui e veja a matéria

O portal também procurou o Diretor do SAAE, Joaquim Neto, que informou que a cobrança foi apenas foi retirada do IPTU, e transferida em parcelas para a conta de água.

Clique aqui e veja a entrevista

Desde então, a população de Juazeiro, inconformada com o valor da taxa e com a falta de divulgação do projeto de lei, vem se mobilizando nas redes sociais contra a cobrança da taxa na conta do SAAE.

Uma petição pública foi criada no site da Avaaz.org, uma rede de ativistas para mobilização social global através da Internet, com a intenção de reunir o maior número possível de assinaturas de pessoas que são contra ao projeto. O documento foi encaminhado ao Ministério Público para que o órgão anule a lei que autoriza o SAAE a cobrar a taxa.

Clique aqui para assinar a petição

Na manhã do dia 29 de março deste ano, aconteceu o primeiro manifesto contra a cobrança em Juazeiro. A manifestação também foi marcada pelas redes sociais, mas os organizadores saíram frustrados com o público insignificante que atendeu ao chamado.

Pelo o que o PNB apurou, não havia no protesto nenhum presidente de associação de moradores dos bairros de Juazeiro. Nem o presidente da Federação das Associações esteve no ato de protesto.

Clique aqui e veja a matéria

Da redação Por Yonara Santos

1 COMENTÁRIO

  1. Acho justo, pois assim as “pessoas” irão se consietizar de manter a cidade e sua porta mais limpa,as vezes é preciso pesar nos bolso, achou justo,mas cada um tem sua opinião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome